A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do programa de Saúde Digital, adquiriu 250 retinógrafos portáteis Eyer2. A entrega desses aparelhos foi realizada nesta quinta-feira (11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante a última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025.
Nesta primeira etapa de entrega, 70 aparelhos foram distribuídos à 69 municípios do Estado. Além disso, 100 profissionais da Atenção Primária à Saúde receberão treinamento teórico e prático para operar o equipamento, realizar exames e conduzir o fluxo seguro. Cada profissional será um multiplicador municipal, garantindo expansão rápida e sustentável do serviço.
“Estamos descentralizando o cuidado e garantindo que a prevenção de patologias oculares em pacientes de diversos municípios de Mato Grosso. A tecnologia aproxima o cidadão do diagnóstico, fortalece os municípios e cria uma rede humanizada”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A aquisição dos aparelhos e a capacitação desses profissionais da saúde tem como objetivo detectar precocemente doenças oculares graves como a retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular e lesões de córnea, especialmente entre populações de maior risco e regiões com oferta limitada de especialistas.
Os grupos com mais riscos de patologias oculares são diabéticos, hipertensos em estágio 2 e idosos. A Teleretinografia irá garantir que os pacientes não necessitem de grandes deslocamentos para realizarem o exame, que agora poderão ser realizados diretamente nas unidades básicas, com laudos emitidos digitalmente em um curto período de tempo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os resultados dos exames serão processados no Centro Estadual de Telediagnóstico Oftalmológico, com sede em Cáceres. O centro funcionará como núcleo oficial de leitura dos exames realizados nos municípios, garantindo interpretação especializada com rapidez e segurança, integração ensino–serviço, padronização diagnóstica, suporte técnico aos municípios, monitoramento contínuo da qualidade dos exames e sustentabilidade assistencial a longo prazo.
A gestora da Saúde Digital, Dra. Vânia Berti, ressalta que a iniciativa é um avanço para a saúde de Mato Grosso. “A aquisição desses aparelhos e a capacitação desses profissionais da saúde é imprescindível para garantir que pacientes de diversas regiões do Estado tenham acesso à diagnósticos de patologias relacionadas à visão, garantindo o tratamento precoce evitando assim que esses pacientes percam a visão”, concluiu.
Sobre o Saúde Digital MT
O programa de Saúde Digital de Mato Grosso é uma estratégia que moderniza e integra a rede de saúde, com foco em telemedicina, telediagnóstico, interoperabilidade e ampliação do acesso. O programa fortalece a resolutividade da Atenção Primária, reduz desigualdades e acelera a oferta de serviços de qualidade em todo o território mato-grossense, além de gerar a economia de recursos públicos.



