RETROSPECTIVA 2025
MT registra 52 feminicídios em 2025; relembre crimes que marcaram o ano
Nickolly Vilela
Mato Grosso registrou 52 feminicídios ao longo de 2025, segundo dados das forças de segurança e do Ministério Público. Os crimes ocorreram, em sua maioria, em contextos de violência doméstica e familiar, com autores que mantinham ou haviam mantido vínculo afetivo com as vítimas.
Ao longo do ano, casos envolvendo adolescentes, assassinatos dentro de casa, mortes na presença de filhos e descumprimento de medidas protetivas estiveram entre os episódios registrados no estado.
Adolescente de 16 anos é morta pelo padrasto em Cuiabá
No início do ano, a adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, foi assassinada em Cuiabá. A jovem foi sequestrada dentro de casa, em um crime inicialmente apresentado como roubo. Horas depois, o corpo foi encontrado dentro de um poço, em uma área de mata. A Polícia Civil apontou que o padrasto, Benedito Anunciação de Santana, planejou o crime e orientou os envolvidos a forjar a cena para despistar a investigação. O caso foi enquadrado como feminicídio, além de outros crimes.
Mulher é morta a facadas dentro de casa em Lucas do Rio Verde
Em Lucas do Rio Verde, Gleici Keli foi assassinada a facadas dentro da própria residência. Durante o crime, a filha da vítima foi atingida a facadas pelo próprio pai. Um laudo psiquiátrico mais recente apresentado à Justiça atestou insanidade mental e considerou inimputável o engenheiro agrônomo Daniel Frasson. A família recorreu da decisão.
Ex-marido mata mulher a tiros em bar
Em outro caso registrado em 2025, Fátima da Silva Barbosa, de 42 anos, foi morta a tiros pelo ex-marido em um bar. Após o crime, o suspeito fugiu e passou a ser procurado pelas autoridades.
Mulher é assassinada após denunciar ex-companheiro
Jucieli Ribeiro Caju Boa Morte, de 30 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro, mesmo após ter feito denúncias anteriores contra ele. No momento do crime, o atual namorado da vítima tentou reagir. Segundo a polícia, o suspeito apareceu armado em frente à casa, obrigou o casal a entrar e efetuou disparos contra a janela antes de invadir o imóvel com uma barra de ferro. Houve luta corporal, durante a qual a mulher foi atingida por dois tiros. O morador conseguiu desarmar o agressor e atirou contra ele, que morreu no local
Assassinada na frente das filhas
Também em 2025, Gabriela da Fonseca Moura, de 36 anos, foi morta pelo ex-marido, na frente das filhas. Rafael Rodrigues, de 32 anos, entrou em luta corporal com Gabriela com os filhos dela durante o crime, segundo a Polícia Civil.
Mulher é encontrada morta a facadas em Sinop
Em Sinop, Jthessica Barbosa Lima, de 24 anos, foi encontrada morta a facadas dentro de casa, no bairro Maria Vindilina. O companheiro, Sebastião Goiabeira Miranda, foi localizado enforcado no quintal do imóvel.
Como pedir ajuda?
O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.



