OPERAÇÃO GRANDES EVENTOS
Segurança Pública mobiliza cerca de 700 policiais para shows de Gusttavo Lima e Alok
Da Redação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mobilizou cerca de 700 policiais por dia, pela Operação Integrada de Grande Evento, para os shows do cantor Gusttavo Lima e do DJ Alok, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, que serão realizados nesta sexta-feira (18) e sábado (19).
As forças de segurança apresentaram, nesta quinta-feira (18.12), o planejamento de cada instituição para reforçar o policiamento durante o evento, que foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
A Polícia Militar mobilizou 538 policiais, sendo agentes da Força Tática, das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), além da Cavalaria Montada.
O Corpo de Bombeiros disponibilizou 115 homens, que vão atuar juntamente com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), com quatro viaturas de salvamento e uma de combate a incêndio, além de uma ambulância avançada, três básicas e seis motos-resgate do Samu.
O evento terá monitoramento com câmeras de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT e controle pelas unidades móveis do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma unidade de rádio móvel vai reforçar a comunicação entre as forças de segurança durante o evento.
Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) fará o patrulhamento aéreo da região antes e durante o evento, além de dar apoio à operação integrada em situação de resgate e suporte operacional.
Conforme o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o planejamento considerou cenários críticos justamente para organizar as forças de segurança e prepará-las para dar a resposta adequada ao público.
“Vai ser o maior evento no Parque Novo Mato Grosso e, por isso, mobilizamos uma megaoperação interinstitucional. A segurança pública unirá forças com equipe de segurança e de saúde privadas, órgãos públicos do município e a Justiça, justamente para oferecer ao público a melhor experiência, para que todos possam aproveitar as apresentações e voltar para casa com tranquilidade e segurança”, destacou.



