Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

NÃO VAI FECHAR AS PORTAS

Gilberto diz que há 3 interessados na Santa Casa e confirma migração de 80% dos atendimentos

Nickolly Vilela

0

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que três instituições demonstraram interesse na aquisição da Santa Casa de Cuiabá e que cerca de 80% dos serviços hoje ofertados na unidade já estão em processo de migração para outros hospitais da rede estadual. As declarações foram dadas ao comentar o futuro da Santa Casa diante da reorganização da rede hospitalar com a inauguração do Hospital Central.

“Desativar a Santa Casa não é o termo melhor. O que vai ocorrer é o Estado deixar de administrar a Santa Casa”, explicou.

Atualmente, a unidade funciona sob requisição administrativa, modelo no qual o governo estadual paga pelo uso do imóvel, R$ 450 mil por mês. Com a redistribuição dos atendimentos, Gilberto informou que a maior parte dos serviços já encontrou novos destinos.

“Com a migração dos serviços que são realizados hoje lá, com a contratualização que fizemos com o Hospital do Câncer e com o Hospital Geral, nós migraremos praticamente 80% do que é realizado hoje”, afirmou.

Ainda assim, dois serviços específicos seguem sem absorção total pela rede, o que mantém parte da operação ativa.

Sobre o futuro da unidade, o secretário revelou que há tratativas em andamento. “Eu sei que existem três instituições interessadas em fazer a aquisição, que vão entrar em tratativas com o Tribunal Regional do Trabalho”, disse.

Ele garantiu que, caso a venda seja concretizada, o Estado atuará imediatamente para evitar prejuízos à população. “A Secretaria de Estado vai sentar imediatamente com quem adquirir para contratualizar os serviços, porque nenhum cidadão que estiver sendo atendido lá vai ficar sem assistência”, assegurou.

Gilberto ressaltou que, se necessário, o governo pode manter a administração temporariamente. “Se for necessário, nós vamos prorrogar a requisição administrativa e continuaremos atendendo”, afirmou.

No entanto, o planejamento oficial aponta para um encerramento gradual da atuação estadual. “A princípio, no mês de abril a gente deve encerrar a requisição administrativa”, disse, destacando que a definição de prazo é importante para dar segurança aos possíveis compradores. “Se a gente não devolve o imóvel, isso não estimula aqueles que querem fazer a aquisição”, completou.

O secretário também comentou sobre serviços específicos, como a diálise, atualmente realizados na Santa Casa. “A diálise não vai seguir pelo mesmo critério. Ela vai ser contratada com clínicas de hemodiálise ou com quem tiver interesse, porque isso é de interesse nosso”, explicou. Segundo ele, o mesmo raciocínio vale para áreas como oncologia, dentro de um plano mais amplo de ampliação da oferta de serviços na Baixada Cuiabana.

Em relação aos profissionais que atuam na Santa Casa, Gilberto esclareceu que não haverá transferência automática. “Muitos servidores participaram do processo seletivo do AIRT, muitos já foram contratados”, disse. Ele explicou que a contratação ocorre via processo seletivo, no regime CLT, conforme o perfil definido pela nova gestão. “Nenhum servidor é transferido automaticamente. O AIRT faz a seleção e contrata com o perfil que entende ser o correto”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação