HERÓI
VÍDEO: Bombeiro de folga resgata vizinha pelo telhado durante incêndio em condomínio de Cuiabá
Nickolly Vilela
Uma casa foi completamente destruída por um incêndio registrado no condomínio Rio Claro, na região do Jardim Imperial, em Cuiabá, na tarde deste sábado (20). Imagens que circulam nas redes sociais impressionam. Em meio às chamas, um bombeiro militar que estava de folga arriscou a própria vida para resgatar uma moradora, que precisou fugir pelo telhado para escapar do fogo.
O salvamento foi feito pelo Capitão Luiz Antonio Amaral de Souza, que foi alertado por familiares sobre o incêndio por volta das 14h30. Ao chegar ao local, ele percebeu que as portas e janelas da residência estavam bloqueadas pelas chamas. A presença de um veículo na garagem indicava que havia alguém dentro do imóvel.
“Como as casas do condomínio são geminadas e não havia rota de fuga convencional, a moradora ficou encurralada pela fumaça e pelo calor intenso”, lamentou. Diante da gravidade da situação, o bombeiro escalou o muro de uma residência vizinha e acessou o telhado.
Do alto, ouviu os pedidos de socorro e iniciou o resgate, mesmo com a estrutura aquecida pelo incêndio, o que lhe causou queimaduras durante a ação. Com apoio de uma lona para reduzir o contato com o calor, conseguiu puxar a vítima para um ponto seguro, com ajuda de moradores.
Após o resgate, Luiz Antonio acionou o Ciosp e o Samu para atendimento da vítima, que apresentava sinais de choque e inalação de fumaça. Mesmo em recuperação de uma cirurgia complexa no joelho, o bombeiro permaneceu no local até a chegada das equipes de emergência.
“Estou me recuperando de processo cirúrgico, após ter sido submetido, em 29 de setembro de 2025, a procedimento de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), mas fiz moralmente o que tinha de ser feito”, disse.
Na sequência, duas viaturas de combate a incêndio e uma equipe de apoio do Corpo de Bombeiros chegaram ao condomínio e realizaram o controle das chamas, além do trabalho de rescaldo na residência atingida.
O atendimento foi concluído no fim da tarde, após o resfriamento da parede de uma casa vizinha, que apresentava temperatura elevada e risco de reignição.
Na manhã deste domingo (21), a perícia esteve no local e constatou que o incêndio começou em uma tomada onde estava ligada uma geladeira.



