CARGO VAGO NO TCE
Valter Albano antecipa aposentadoria; sessão para lista tríplice será realizada nesta terça
Thalyta Amaral
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), Valter Albano, de 73 anos, decidiu antecipar sua aposentadoria. O pedido foi protocolado na segunda-feira (22). Nesta terça-feira (23), será realizada uma sessão extraordinária para a formação da lista tríplice que será encaminhada para a escolha do governador Mauro Mendes (União).
De acordo com a Constituição Estadual, a vaga de indicação do Executivo deverá ser preenchida por um membro do Ministério Público de Contas (MPC). Estão aptos a compor a lista o atual procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, e os procuradores William de Almeida Brito Júnior, Gustavo Coelho Deschamps e Getúlio Velasco Moreira Filho.
Pelo rito constitucional, a lista tríplice será definida pelo Tribunal Pleno do TCE e enviada ao governador Mauro Mendes para a escolha de um dos nomes. O indicado terá, então, o nome encaminhado para sabatina na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Após a sabatina, a indicação retorna ao chefe do Executivo para nomeação e, posteriormente, posse no TCE.
Albano ocupava o cargo desde dezembro de 2001, quando foi indicado pelo então governador Dante de Oliveira. Ao longo de sua trajetória no Tribunal, presidiu a Corte entre 2010 e 2011 e também exerceu as funções de vice-presidente, corregedor-geral e ouvidor-geral. Valter só fará 75 anos em 2027, idade limite para ocupar o cargo de conselheiro, no entanto, decidiu antecipar sua saída.



