"CUIABRASA" AINDA MAIS QUENTE
Temperatura média de Cuiabá vai aumentar 1,7ºC até 2030, mostra estudo
Thalyta Amaral
A temperatura média de Cuiabá deve aumentar em 1,7ºC até 2030, chegando aos 37ºC na maior parte do ano. Segundo levantamento divulgado pela página Brasil em Mapas, Mato Grosso tem a capital do país que mais terá aumento de temperatura nos próximos anos.
E a previsão para o futuro do clima cuiabano traz ainda outras notícias ruins. O número médio de dias com ondas de calor chegará a 22 dias, considerado como “perigo extremo” para o corpo humano por agências internacionais.
As projeções para 2030 são um alerta vermelho. Modelagens de clima do IPCC, ajustadas pelo INPE, indicam aumentos de até 1,8°C em capitais do arco do calor, no pior cenário. Ondas de calor que hoje duram semanas podem se estender por meses, especialmente no Centro-Oeste e na Amazônia Legal.
E não é só a capital do estado que está sob alerta climático. O levantamento também mostrou que Ribeirão Cascalheira (900 km a leste de Cuiabá), que lidera índices de desmatamento, já aquece duas vezes mais rápido que a média nacional.
Entre os fatores apontados pelo estudo que contribuem para esse aquecimento estão o desmatamento da floresta e a expansão agropecuária, que transforma solos em espelhos de calor. Já nas zonas urbanas, o asfalto e a falta de arborização fazem com que seus moradores “cozinhem lentamente”.
“O veredito é claro: 2025 repete 2024 como o novo normal climático e confirma que já estamos dentro da crise climática”, diz trecho da publicação.



