Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SAIBA ONDE

Mato Grosso registra um dos maiores tremores de terra do Brasil em 2025

Da Redação

0

O estado de Mato Grosso aparece entre os registros dos maiores tremores de terra ocorridos no Brasil em 2025. No dia 1º de março, um sismo de magnitude 4.4 foi registrado no município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

O evento figura como o segundo tremor de maior magnitude registrado no país ao longo do ano, dentro do levantamento dos cinco principais sismos monitorados pela RSBR em 2025.

A lista completa dos maiores tremores registrados no Brasil inclui:

Magnitude 4.5 – Rorainópolis (RR), em 29 de junho
Magnitude 4.4 – Poconé (MT), em 1º de março
Magnitude 4.3 – Parauapebas (PA), em 3 de abril
Magnitude 4.2 – Parauapebas (PA), em 9 de julho
Magnitude 4.0 – Parauapebas (PA), em 10 de julho

Essa relação dos maiores eventos sísmicos considerou apenas os tremores “tipicamente brasileiros”, ou seja, os abalos sísmicos intraplacas – tremores de terra que ocorrem no interior de placas tectônicas, longe das bordas, geralmente causados por pressões internas, falhas geológicas antigas ou acomodação de tensões. Em 2025, houve eventos com magnitudes maiores que as mencionadas, localizados na região norte, próximos à fronteira com o Peru. No entanto, esses terremotos são considerados “andinos” e são originados devido à subducção da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana.

Sobre a RSBR
Coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). Saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação