PREVENÇÃO
População de 9 meses a 59 anos deve se vacinar contra febre amarela
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde está convocando a população do município para ser vacinada contra a febre-amarela. Devem ser imunizadas todas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. A vacina está sendo distribuída em os Postos de Saúde da Família da área urbana e em algumas da zona rural. Ao procurar um PSF, o morador deve levar consigo a caderneta de vacinação para ser atualizada.
Como o tempo de validade do imunizante é curto depois que os frascos com as doses são abertos (6 horas), a vacinação obedece a um cronograma previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme escala a seguir:
Segunda-feira: PSF Central, PSF São Miguel, PSF Olímpia Macarini, PSF Rural (No bairro São Lourenço) e PSF Dom Osório.
Terça-feira: PSF Jardim América, PSF Araras I, PSF Recanto/Jupiara.
Quarta-feira: PSF Zacarias Furtado de Lima, PSF Rural (São Lourenço), PSF São Lourenço e PSF Santo Antônio da Fartura.
Quinta-feira: PSF Central, PSF Jardim América, PSF São Miguel e PSF Olímpia Macarini.
Sexta-feira: PSF Zacarias, PSF Araras I, PSF São Lourenço, PSF Recanto do Bosque/Jupiara, PSF São Lourenço e PSF Santo Antônio da Fartura.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Sintomas
Sintomas súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.
A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Quais são as complicações da febre amarela?
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como: febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.
Como prevenir a febre amarela?
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.
Em Campo Verde, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, nunca houve casos de febre amarela.



