BOAS PRÁTICAS
Seduc leva experiência da educação estadual a debate internacional sobre gestão da aprendizagem
Da Redação
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participa do III Seminário Internacional sobre Gestão para a Aprendizagem, em Sevilha, na Espanha, levando a experiência da rede estadual para um debate global sobre gestão educacional, inovação e melhoria dos processos de aprendizagem, com foco na construção de ambientes colaborativos e no aprimoramento de processos de gestão e inovação educacional no Brasil.
O encontro teve início nesta segunda-feira (26.1) e reúne gestores públicos, pesquisadores e especialistas de diversos países, consolidando-se como um espaço estratégico de troca de experiências e construção de soluções para os desafios contemporâneos da educação.
O evento dá continuidade à iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), iniciada em 2024, em Madri, e que teve sua segunda edição em 2025, em Barcelona.
Representando Mato Grosso, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a importância da presença do Estado em fóruns internacionais de alto nível. “Estar aqui é reafirmar que Mato Grosso escolheu estar à frente do seu tempo na educação pública, buscando referências globais, dialogando com diferentes realidades e incorporando práticas inovadoras que impactem diretamente a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
Segundo o secretário, a interação entre gestores públicos, organizações internacionais e especialistas de diferentes continentes amplia a capacidade de análise e tomada de decisão no âmbito das políticas educacionais.
“A educação exige visão de futuro, planejamento e coragem para inovar. Quando Mato Grosso participa de um seminário como este, mostramos que estamos comprometidos com uma gestão moderna, baseada em evidências, tecnologia e valorização das pessoas, preparando nossas redes para os desafios do presente e do amanhã”, avaliou Alan Porto.
A programação do Seminário está organizada em nove painéis com especialistas da América, Europa e Ásia, abordando temas como inteligência artificial aplicada à educação, contribuições da neurociência para a aprendizagem, currículos e práticas pedagógicas de impacto, além de estratégias para liderar transformações educacionais em contextos democráticos.
Entre os destaques também estão debates sobre governança educacional, personalização da aprendizagem e o futuro dos sistemas nacionais de educação.
Como parte das atividades, os participantes farão, no dia 28 de janeiro, visitas técnicas ao Colégio de Educação Infantil e Primária José Maria Del Campo (CEIP) e ao Instituto de Educação Secundária Carlos Haya (IES) ampliando o intercâmbio de experiências práticas entre redes de ensino.
O Seminário é promovido pela FGV DGPE, em parceria com a Unesco, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec) e a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR).



