CHUVAS PIORARAM SITUAÇÃO
Prefeito decreta emergência por causa de falta de água potável em município do interior de MT
Thalyta Amaral
Mesmo com as chuvas, a situação de falta de água potável em Vale de São Domingos (491 km a oeste de Cuiabá) se agravou nas últimas semanas e levou o prefeito Leandro Azevedo (PSDB) a decretar emergência na última quinta-feira (22).
Segundo o decreto, as redes de abastecimento são antigas e estão sobrecarregadas. Além disso, as estações de tratamento de água (ETAs) não são interligadas, o que dificulta a distribuição de água tratada em situações emergenciais.
O gestor argumenta ainda no decreto que, apesar das chuvas, os filtros da ETA são “altamente sensíveis à captação de água com elevada turbidez, o que compromete a sua eficácia e vem gerando demasiada intermitência no abastecimento”.
E ainda que no município não há hidrômetros para cobrar pelo consumo de água potável, o que tem causado “sérios prejuízos ao erário impactando no poder de investimento no setor”.
Com o decreto, que tem validade de 180 dias, estão proibidas atividades como o enchimento de piscinas e a lavagem de “fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos, em residências, com uso de mangueiras”, para economizar água.
A partir do decreto, a Prefeitura tentará conseguir recursos com o Governo do Estado e o Governo Federal para fazer as obras e melhorias necessárias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água.



