Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

REPRESENTATIVIDADE

Primeira cacique trans do Brasil, indígena de MT luta contra violência e transfobia

Thalyta Amaral

0

Majur Harachell Traytowu, de 35 anos, é ativista da causa LGBTQIAPN+ e tem chamado a atenção nas redes sociais por ser a primeira cacique — ou, como ela mesma define, cacica — transsexual do Brasil. Ela é líder da aldeia Apido Paru, localizada na Terra Indígena Tadarimana, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

Além de criadora de conteúdo digital, Majur também atua como modelo e atriz. Sua trajetória de vida e liderança inspirou a produção de um filme que retrata sua história, destacando o enfrentamento ao preconceito, a luta contra a violência e a transfobia, além do protagonismo indígena em espaços historicamente negados.

Representante do movimento de “transresistência”, Majur tem entre suas principais pautas a defesa dos direitos dos povos indígenas, o combate à discriminação de gênero e a preservação ambiental. Em seus discursos e manifestações públicas, ela ressalta a importância de garantir que os territórios indígenas sejam espaços seguros também para pessoas LGBTQIAPN+, promovendo respeito, pertencimento e dignidade.

Em seu perfil nas redes sociais, Majur compartilha a rotina na aldeia, as lutas diárias de sua comunidade e a importância da visibilidade trans indígena. “Sou reconhecida como a primeira cacica trans do Brasil, mas não serei a última. Minha vida e existência são resistência”.

Ela assumiu a liderança da aldeia após o pai apresentar problemas de saúde. Entre os principais desafios enfrentados em sua gestão estão o combate à atuação de madeireiros e caçadores ilegais no território indígena, além das dificuldades de acesso à água potável e a políticas públicas básicas para a comunidade.

Confira o trailer do filme Majur:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação