ELEITOR DO FUTURO
TRE-MT institui “Semana do Alistamento Jovem” para ampliar participação da juventude nas Eleições 2026
Da Redação
Por esse motivo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) instituiu a Semana do Alistamento Jovem, iniciativa estratégica voltada à inclusão política da juventude e ao fortalecimento da cidadania no estado, com foco nas Eleições Gerais de 2026.
A ação será realizada durante toda a segunda semana de fevereiro, mas de forma concentrada e simultânea em todas as 57 Zonas Eleitorais, no dia 10/02 (terça-feira), chamado de o Dia “E” do cadastramento eleitoral de jovens, em escolas do Ensino Médio.
“Esses números não representam apenas estatísticas, eles revelam vozes que ainda não estão plenamente integradas ao processo democrático. O cenário exige ação imediata e responsável. Não se trata apenas de ampliar o número de eleitores, mas de garantir que a juventude ocupe o espaço que lhe é de direito nas decisões que definem o presente e o futuro do nosso estado e do país”, destaca a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.
“O jovem não é invisível. Ele tem opinião, consciência social e capacidade de transformar realidades. O que muitas vezes falta é o acesso facilitado à informação e aos serviços públicos. Por isso, estamos levando a Justiça Eleitoral até onde o jovem está: dentro das escolas, no ambiente em que ele constrói conhecimento, identidade e cidadania”, reforça a presidente da Corte Eleitoral em Mato Grosso.
Ao incentivar o alistamento eleitoral ainda no Ensino Médio, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso espera fortalecer o protagonismo juvenil e reafirmar que a participação política começa cedo.
Dentro da escola
Material de apoio e atuação do professor
Outro material enviado foi o Guia do Professor, a título de conteúdo sugerido, para ser ministrado em uma aula de 50 minutos da disciplina de História ou Geografia. Nele, há informações sobre a história e a importância do voto como ferramenta de mudança, seu impacto nas políticas públicas e na cidadania. O material também orienta o jovem sobre o que é necessário para fazer o título de eleitor.



