Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ELEIÇÕES 2026

Pivetta terá desafio de escolher 8 nomes para o alto escalão do Governo

Thalyta Amaral

0

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), caso o governador Mauro Mendes (União Brasil) deixe o cargo em abril para disputar o Senado, terá o desafio de escolher nomes para ocupar oito cargos do alto escalão do Governo do Estado, que devem ficar vagos em razão do calendário eleitoral de outubro. A legislação exige a desincompatibilização de secretários e dirigentes que pretendem concorrer às eleições, o que provoca mudanças estratégicas na gestão. Confira a lista.

Braço-direito de Mendes, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo (União Brasil), é cotado para ser o segundo suplente da chapa do governador ao Senado. Junto com ele, deve deixar a administração para compor a chapa o presidente da Nova Rota do Oeste, o ex-senador Cidinho Santos (PP). Ambos precisam se afastar das funções para atender às exigências da legislação eleitoral.

Ainda na lista dos que devem deixar a gestão, mas para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, estão os dois “Alans”: Allan Kardec (PSB), secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e Alan Porto (União Brasil), titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ambos vêm sendo citados nos bastidores como pré-candidatos competitivos, apoiados por bases eleitorais consolidadas no interior do Estado.

Outro nome forte, mas para a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados, é o policial militar e secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri (PP). Já o gestor da Secretaria de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil), que atualmente também ocupa a suplência de deputado estadual, deve tentar novamente uma cadeira no Parlamento, o que exigirá seu afastamento do cargo.

Quem também voltará a tentar a sorte nas urnas é o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União). Ele é deputado federal, mas está afastado do cargo desde que assumiu a Casa Civil, mas pretende voltar à Câmara dos Deputados.

Fecha a lista de possíveis baixas o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que deve deixar a função para coordenar a campanha do senador Jayme Campos (União Brasil) ao Governo do Estado. Com isso, Pivetta terá de recompor áreas estratégicas da administração, equilibrando continuidade técnica, articulação política e os impactos do ano eleitoral na condução das políticas públicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação