Os brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistaram o prêmio de Melhor Álbum de Música Global, do Grammy 2026, com o disco ‘Caetano e Bethânia Ao Vivo’, que traz os registros da turnê dos irmãos por diferentes estados do Brasil em 2024.
Com o prêmio, Bethânia se tornou a primeira cantora brasileira a receber o prêmio em uma categoria de álbum internacional com um projeto nacional completo. Já Caetano Veloso também foi premiado pela academia do Grammy em 2000, pelo álbum “Livro”, lançado em 1997, na então categoria de “Melhor Álbum de World Music”.
Na época da indicação, a cantora afirmou que foi uma “honra” fazer a turnê ao lado do irmão. “Acho bonito, acho que traz toda uma vida, todo um encontro musical fraternal, amigável. De minha parte, uma profunda admiração pelo trabalho do Caetano, pela composição dele. Foi uma honra fazer esse show com ele, uma grande alegria, uma resposta linda. E agora essa ideia do Grammy escolher nosso disco juntos é bonito”, disse ao Uol.
O troféu, entregue em Los Angeles neste domingo (1º), foi recebido pela apresentadora Dee Dee Bridgewater, uma vez que Caetano e Bethânia não compareceram à cerimônia.
Confira os vencedores de cada categoria
Álbum do ano: Debí Tirar Más Fotos, Bad Bunny
Melhor álbum de música global: Ao Vivo, Caetano Veloso e Maria Bethânia
Música do ano: Wildflower, Billie Eilish
Melhor performance pop solo: “Messy”, Lola Young
Melhor álbum pop vocal: Mayhem, Lady Gaga
Melhor álbum de música urbana: DeBÍ TiRAR MáS FOToS, Bad Bunny
Melhor artista revelação: Olivia Dean
Melhor álbum de rap: GNX, Kendrick Lamar
Melhor álbum de pop tradicional: A Matter of Time, Laufey
Melhor capa de álbum: Chromakopia, Tyler, the Creator
Melhor música de rap: “TV Off”, Kendrick Lamar feat. Lefty Gunplay
Melhor álbum de R&B: Mutt, Leon Thomas
Melhor música de R&B: “Folded”, Kehlani
Produtor do ano, música não-clássica: Cirkut
Melhor álbum de música alternativa: Songs of a Lost World, The Cure
Melhor álbum de rock: Never Enough, Turnstile
Melhor música de rock: “As Alive as You Need Me to Be”, Trent Reznor & Atticus Ross
Melhor música de rock: “Never Enough”, Turnstile
Melhor gravação de dance pop: “Abracadabra”, Lady Gaga
Melhor performance pop de dupla/grupo: “Defying Gravity”, Cynthia Erivo & Ariana Grande
Melhor gravação dance/eletrônica: “End of Summer”, Tame Impala
Melhor álbum dance/eletrônico: Eusexua, FKA Twigs
Melhor álbum de pop latino: Cancionera, Natalia Lafourcade
Melhor álbum latino de rock ou alternativo: PAPOTA, CA7RIEL & Paco Amoroso


