DEVASTATE
Facilitadores de contas bancárias entram na mira e cerco contra facções é intensificado, diz delegado
Da Redação
A atuação de “facilitadores” na abertura e movimentação de contas bancárias para o crime organizado entrou no foco da Polícia Civil durante a segunda fase da Operação Devastate, deflagrada nesta terça-feira (3), em Mato Grosso. Segundo o delegado de Rosário Oeste, Mauro Perassolli, a ofensiva tem como principal objetivo enfraquecer a estrutura financeira das facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
“A operação tem a finalidade de combater o tráfico de drogas e a associação para o tráfico. Nesta fase, estamos verificando e indiciando os envolvidos com o aval de engenho financeiro, também conhecidos como facilitadores da movimentação de contas bancárias”, afirmou o delegado.
Ao todo, foram cumpridas 65 ordens judiciais, sendo 39 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão domiciliar. As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de Rosário Oeste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Brasnorte, Nortelândia e Cuiabá. Até o momento, mais de 20 pessoas foram presas, além da apreensão de diversos aparelhos celulares.
De acordo com as investigações, os alvos possuem ligação direta com facções criminosas que atuam principalmente na região de Rosário Oeste, mas mantêm conexões com outros municípios do Estado. A apuração aponta que os facilitadores desempenham papel essencial no esquema, ao viabilizar a circulação de recursos ilícitos por meio de contas bancárias utilizadas para ocultar a origem do dinheiro do tráfico.
A operação contou com apoio da Secretaria de Justiça (Sejus), responsável pela custódia dos presos para audiência, além da Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Conforme a Polícia Civil, os trabalhos seguem ao longo do dia e novas prisões podem ser realizadas. A primeira fase da Operação Devastate foi deflagrada em 2024, quando 28 ordens judiciais foram cumpridas contra integrantes do mesmo grupo criminoso.



