Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CAFÉ COM JARDIM

Projeto Conhecendo o Artesão apresenta a ceramista Amanda Corina

Da Redação

0
O Sesc Mato Grosso realiza, neste sábado, dia 7 de fevereiro, mais uma edição do projeto Conhecendo o Artesão, desta vez com a participação da ceramista Amanda Corina. A atividade integra a programação do Café no Jardim, iniciativa que promove o encontro do público com a cultura, a arte e o lazer em um ambiente acolhedor e ao ar livre.
O projeto tem como proposta aproximar a comunidade dos artesãos, valorizando o trabalho manual e os saberes envolvidos na produção artesanal. Durante o encontro, o público poderá conhecer de perto os processos criativos, as técnicas e as histórias que dão forma às peças, reforçando o artesanato como expressão cultural e como caminho de geração de renda.
Para Amanda Corina, a cerâmica representa a possibilidade de transformação. “A parte mais legal é pensar como a matéria-prima da argila pode se transformar em qualquer coisa que eu quiser”, resume. O contato com a cerâmica começou de forma muito pessoal: ainda noiva, ela decidiu produzir o próprio enxoval de casamento. O desejo antigo de aprender a técnica, alimentado por referências visuais e pela curiosidade, encontrou ali a oportunidade de se concretizar por meio de aulas e experimentações.
Hoje, Amanda realiza praticamente todas as etapas do processo sozinha. Apenas na fase final de queima das peças é que conta com apoio externo, já que ainda não possui forno próprio e precisa alugar o equipamento. O cuidado e o tempo são marcas do seu trabalho: cada peça pode levar cerca de 40 dias para ficar pronta, dependendo das condições climáticas e das etapas de secagem, queima e esmaltação. Caso ocorram trincas ou falhas no acabamento, o processo precisa ser refeito.
A sensibilidade artística que orienta sua produção tem raízes familiares. Filha de um advogado que também era ator, poeta e escritor, Amanda reconhece no pai uma importante referência criativa. “A minha referência de artista vem dele”, afirma, ao destacar que, embora ele apreciasse sua formação jurídica, certamente também se orgulharia de sua trajetória como artesã.
O processo criativo é alimentado por múltiplas influências. A irmã, mesmo atuando na área da medicina, contribui com ideias e referências, assim como amigos, o marido e as próprias observações do cotidiano. Fotografias, plantas, folhas encontradas na rua e pequenos detalhes do dia a dia se transformam em inspiração para novas peças. Embora geralmente inicie o trabalho com uma ideia definida, Amanda permite que o percurso da criação também conduza a novos caminhos. “Às vezes eu estou fazendo uma peça e no meio do caminho mudo de ideia e faço outra coisa, dependendo da inspiração”, ressalta.
Durante o encontro, a ceramista também destaca a importância das iniciativas realizadas pelo Sesc Mato Grosso para o fortalecimento do artesanato e da economia criativa. Projetos como o Bulixo, o Espaço do Artesanato e, agora, o Conhecendo o Artesão, são vistos por ela como oportunidades fundamentais para quem atua de forma independente. “É como se a gente tivesse com quem caminhar”, afirma, ao ressaltar o papel dessas ações na visibilidade e no apoio aos pequenos produtores.
O Café no Jardim é uma programação aberta ao público que estimula a ocupação dos espaços do Sesc de forma leve e descontraída, reunindo gastronomia, cultura e convivência. Ao integrar o Conhecendo o Artesão a essa proposta, o Sesc-MT amplia o acesso do público a experiências culturais e reafirma seu compromisso com a valorização do artesanato, da economia criativa e dos saberes manuais.
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral em Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob o comando de José Roberto Tadros.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação