DEBATE NESTA TARDE
Natasha critica qualidade do asfalto, e Pivetta cita 7 mil km de estradas entregues e promete parcerias
A candidata ao Governo de Mato Grosso, Natasha Slhessarenko (PSD), criticou o custo e a qualidade das obras de pavimentação no estado, enquanto o governador e candidato à reeleição, Otaviano Pivetta (Republicanos), defendeu a continuidade das parcerias com prefeituras e consórcios para a manutenção das estradas. O embate ocorreu durante debate promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), nesta quinta-feira (20).
Natasha afirmou que o Governo do Estado deve ampliar o repasse de recursos às prefeituras e disponibilizar máquinas para auxiliar na conservação das vias utilizadas para o transporte da população e o escoamento da produção.
“O Estado precisa ajudar os municípios e repassar recursos para fazer a manutenção das estradas vicinais e municipais. Também precisa emprestar máquinas para que isso funcione”, declarou.
A candidata aproveitou a resposta para questionar os valores pagos nas obras estaduais. Segundo ela, o custo da pavimentação em Mato Grosso varia de R$ 1,8 milhão a R$ 2,8 milhões por quilômetro.
“O valor do quilômetro das nossas estradas é o mais caro do Centro-Oeste. E o pior é que vemos, na MT-170 e na MT-140, um asfalto novo que já está esfarelando e apresenta muitos problemas”, criticou.
Natasha também defendeu maior fiscalização sobre a execução dos contratos. Conforme a candidata, há informações de retirada de elementos do sistema de drenagem e de redução da espessura da camada asfáltica durante as obras.
“Diminuir a espessura dessa malha é um verdadeiro crime, porque passam caminhões muito pesados. Precisamos atuar sobre isso, especialmente nas estradas de maior escoamento”, afirmou.
Na réplica, Pivetta declarou que o Estado continuará firmando parcerias com prefeituras e consórcios intermunicipais para conservar as estradas e ampliar a pavimentação. Lembrou ainda que o Estado, nos últimos sete anos, já fez mais de sete mil quilômetros de rodovias.
“Nós vamos continuar fazendo parcerias com os municípios e com os consórcios para manter as estradas. Vamos continuar cuidando do Estado para que as regiões onde ainda não há asfalto também possam prosperar”, respondeu.



