PRESO EM BAIRRO NOBRE
Irmão de Thays Machado tentou ‘matar em vida’ ex ao plantar cocaína em carro, diz delegado
Nickolly Vilela
O delegado Cláudio Santana afirmou, na manhã desta terça-feira (1º), que Thyago Jorge Machado, preso na segunda-feira (31) após colocar cerca de 1 quilo de cocaína no carro da ex-companheira, teria montado a falsa acusação para provocar a prisão injusta da mulher e, nas palavras dele, “matar a vítima em vida”. Thyago é irmão de Thays Machado, assassinada em 2023 por Carlos Alberto Gomes Bezerra, o Carlinhos, filho do ex-deputado federal Carlos Bezerra.
“Se você faz uma falsa denúncia e deixa essa vítima de 5 a 15 anos, que é a pena do tráfico, presa injustamente, a ideia nada mais é do que matar essa vítima em vida”, afirmou Santana, responsável pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE), durante coletiva da Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, Thyago foi preso em Cuiabá suspeito de tráfico de drogas, ameaça, denunciação caluniosa e violência doméstica contra a ex-namorada. A investigação aponta que ele teria colocado a cocaína no veículo da mulher e provocado uma denúncia para que ela fosse abordada e responsabilizada pelo entorpecente.
Durante a coletiva, Santana afirmou que, em cerca de 15 anos de atuação na Polícia Civil, parte deles na Delegacia de Defesa da Mulher, poucas vezes havia se deparado com uma situação semelhante.
“Poucas vezes eu me deparei com um caso igual a esse, em que o suspeito, inconformado com o fim do relacionamento, se dá ao trabalho de adquirir 1 quilo de entorpecente e colocar essa droga no carro da ex-companheira na tentativa de incriminá-la”, disse.
A investigação começou ainda na madrugada de segunda-feira, após a Polícia Civil receber uma denúncia de que uma mulher estaria transportando drogas. A informação foi encaminhada à Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).
Por volta das 4h, equipes iniciaram o monitoramento e aguardaram a saída da mulher. Quando ela deixou a residência, os policiais abordaram o veículo e localizaram a cocaína.
No entanto, a reação da mulher durante a abordagem, somada à forma como a denúncia havia chegado à polícia, levantou dúvidas entre os investigadores. As equipes aprofundaram as diligências e passaram a trabalhar com a hipótese de que ela havia sido vítima de uma armação.
Segundo a Polícia Civil, os elementos reunidos ao longo do dia apontaram que Thyago teria preparado a situação para incriminar criminalmente a ex-companheira.
Após ser identificado, Thyago foi localizado no condomínio onde mora, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá. Ao perceber a chegada dos policiais, tentou fugir e se escondeu entre plantas de uma residência.
Ele foi encontrado e preso por equipes da Denarc, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e encaminhado à unidade policial.
Thyago permanece à disposição da Justiça e poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, ameaça, denunciação caluniosa e violência doméstica e familiar contra a mulher.



