Apuração em Mato GrossoCarregando dados do TSE…Atualiza em 30s
MOSTRA DE AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO
TVU Secomm transmite 25ª MAUAL pela TV Brasil
Muvuca Popular
A TV Universidade (TVU), vinculada à Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da UFMT, participa da cobertura da 25ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), com transmissão ao vivo da abertura e da noite de encerramento do evento. A cobertura poderá ser acompanhada pelo canal 2.1 da TV Brasil e pelo canal da TVU no YouTube, ampliando o acesso à programação para o público que não estiver presencialmente no Teatro da UFMT. A parceria da TVU com a MAUAL está prevista para a abertura, em 6 de outubro, e para a noite de premiação, em 10 de outubro.
Realizada de 6 a 10 de outubro, no Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá, a 25ª MAUAL tem como tema “Terra em Transe, Imagens em Movimento” e reúne produções universitárias e independentes de diferentes estados brasileiros e países da América Latina. A edição recebeu 494 trabalhos, número recorde de inscrições, com 46 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, 51 para a Mostra Paralela e seis videoclipes.
Para o gerente de TV e Rádio da Secomm/UFMT, Felipe Albues Martins, a participação da TVU representa também uma oportunidade de fortalecer a relação da televisão universitária com a produção cultural e audiovisual da Universidade.
“É uma satisfação para a TV Universidade participar mais uma vez da MAUAL e realizar, pelo segundo ano consecutivo, a transmissão ao vivo da abertura e do encerramento da Mostra. A experiência do ano passado foi muito importante para nós e nos permitiu aprimorar ainda mais a organização e o planejamento da cobertura.”
Segundo Felipe, a equipe trabalha na preparação técnica e na organização da operação para garantir que os dois momentos sejam transmitidos ao vivo.
“A expectativa é realizar uma transmissão que esteja à altura da importância que a MAUAL tem para a UFMT e para o audiovisual de Mato Grosso, levando a Mostra também para o público que não poderá estar presente.”
O gerente destaca ainda que a cobertura está alinhada ao papel da TVU como televisão universitária, aproximando a emissora da produção acadêmica, cultural e artística da instituição.
“Para a TVU, essa cobertura também reafirma nosso papel como televisão universitária: estar próxima da produção acadêmica, cultural e artística da Universidade, dando visibilidade ao que é produzido aqui e contribuindo para ampliar o alcance dessas ações.”
Experiência prática para estudantes
Além de levar a MAUAL ao público pela televisão e pela internet, a cobertura também envolve estudantes que atuam como bolsistas na TVU, proporcionando experiência prática em diferentes etapas de uma produção audiovisual.
Para Aline Velasco Dambros, estudante do 3º semestre de Jornalismo, participar da cobertura tem permitido conhecer de perto os processos que antecedem uma transmissão ao vivo.
“Estou muito feliz em poder contribuir com a equipe da TVU para a cobertura da MAUAL deste ano e acompanhar todo esse processo que antecede as transmissões de perto. Eu nem imaginava o trabalho que tinha por trás de tudo isso. Tem sido uma experiência incrível, principalmente com todo o time, que faz tudo com muito carinho e muita alegria.”
A estudante também destaca a oportunidade de participar de entrevistas e dos bastidores da produção.
“Fora toda a experiência, ter contato com essa parte das entrevistas e principalmente poder ter seu nome ao promover um projeto tão legal é muito importante. Eu espero que essa MAUAL supere as anteriores e que eu possa falar isso de novo no ano que vem.”
Para Felipe Nogueira Martins, conhecido na universidade como “Fefo”, estudante do 2º semestre de Cinema e Audiovisual, a transmissão representa sua primeira experiência em uma produção ao vivo de um evento desse porte.
“Eu espero muitas coisas boas nessa transmissão. Está sendo minha primeira transmissão ao vivo de algum evento, ainda mais nesse porte, e vejo que vai agregar muito na minha carreira acadêmica e profissional, com experiências novas e aprendendo na prática o que é ensinado nas salas de aula.”
O estudante também reforça as diferentes plataformas em que o público poderá acompanhar o trabalho da TVU.
“Vamos estar ao vivo no canal 2.1 e no YouTube da TVU, mas também estaremos postando em tempo real no Instagram da TVU.”
Veja também a rede social Instagram da TVU
Serviço
25ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina
Tema: Terra em Transe, Imagens em Movimento
Data: 6 a 10 de outubro de 2026- Local: Teatro Universitário da UFMT – Cuiabá/MT
Transmissão da abertura e encerramento: TV Brasil – canal 2.1 e YouTube da TVU
Programação: sessões competitivas às 18h30; sessão especial infanto-juvenil na sexta-feira, às 15h
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.



