The news is by your side.

Moro vira réu em ação do PT sobre prejuízos à Petrobras

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O ex-juiz Sergio Moro virou réu na segunda-feira (23), em uma ação popular que pede ressarcimento aos cofres públicos por supostos prejuízos causados à Petrobras durante a Operação Lava Jato. A informação foi publicada na Folha de S.Paulo.

A ação foi movida por um grupo de deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), que alegam que a atuação do juiz na Lava Jato causou danos à economia brasileira. A iniciativa é de Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS).

O caso tramita na 2ª Vara Federal Cível de Brasília e não há valor estipulado para indenização. A petição inicial foi recebida na segunda-feira pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais.

A ação é assinada pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, que coordena o grupo Prerrogativas. No texto, os parlamentares do PT argumentam que “o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais”.

“O distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira, principalmente o setor de óleo e gás”, acrescentam os deputados.

De acordo com o Ministério Público Federal, o saldo de recuperação da Lava Jato no Paraná é de R$ 4,3 bilhões em valores recuperados e devolvidos aos cofres públicos (União, Petrobras e outros) e mais R$ 14,8 bilhões em multas compensatórias vindas de delações premiadas e acordos de leniência.

Sergio Moro usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso, afirmando que ainda não foi citado na ação.

“A inversão de valores é completa: Em 2022, o PT quer, como disse Geraldo Alckmin, não só voltar à cena do crime, mas também culpar aqueles que se opuseram aos esquemas de corrupção da era petista. A ação popular proposta por membros do PT contra mim é risível”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação