The news is by your side.

Novas Estações de Tratamento de Água de VG serão licitadas dias 8 e 14 de junho

0

Da Redação

As duas Estações de Tratamento de Água – ETAs, lançadas dia 16 de maio pelo prefeito Kalil Baracat e o governador Mauro Mendes, já têm data para serem licitadas – dias 08 e 14 de junho. A primeira a ser licitada será da região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção é de até 8 meses.

A segunda a ser licitada, dia 14 de junho, será a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol. Terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção dela é de até 11 meses.

Como explica o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Carlos Alberto Simões de Arruda, a ETA Barra do Pari será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá 140 mil pessoas.

“A ETA Barra do Pari incrementará o que chamamos de Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Matheus e São Simão”, detalha Carlos Alberto.

Já a ETA que será construída no bairro 7 de Maio terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas. “Esta ETA incrementará o Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde, Capão do Pequi”, pontuou.

Sobre a tecnologia das novas estações, Carlos Alberto explica que elas serão do tipo convencional. “Elas terão como operações unitárias as etapas de coagulação, que é quando adicionamos o produto químico; a floculação onde ocorre a aglomeração das sujidades; e decantação, que é o processo de separação da sujidade por gravidade, seguido da filtração, desinfecção e fluoretação”, detalha.

Uma novidade serão os projetos elétricos das ETAs, que foram concebidos para otimização do consumo de energia, sendo elas equipadas com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação. “As duas unidades também captarão água bruta do Rio Cuiabá assim como as ETAs antigas em operação, ou seja, de uma fonte que tem o risco muito improvável de secar”, acrescenta Carlos Alberto.

O presidente do DAE-VG lembra que as duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei inaugurada em dezembro de 2021, produzirão juntas 60 milhões de água por dia ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender cada um dos moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água de qualidade.

A licitação de uma ETA será uma com recursos próprios, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e a outra será com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e contrapartida do Município.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação