The news is by your side.

Brasileiros desenvolvem método para identificar HPV e evitar câncer

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Um estudo brasileiro mostrou que o câncer de colo de útero pode ser evitado com a realização de exames preventivos de HPV baseados no DNA, o estudo foi.publicado na revista científica The Lancet.

Sem nenhum sintoma, Ana Laura nem desconfiava que havia sido infectada pelo vírus HPV. “Eu não tinha o conhecimento desse vírus. Quando a doutora Claudia falou para mim, eu fiquei com medo pelo fato de saber que causa lesão e que, se nao descobrir cedo, pode gerar um câncer”, diz.

Foi depois de fazer o preventivo baseado no DNA que a atendente descobriu que tem HPV, principal causa do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no brasil.Oo método é parecido com o do papanicolau mas o de DNA é bem mais preciso.

“A gente está fazendo mais diagnósticos: 30 a 40% mais diagnósticos de lesões pré-cancerosas e de câncer, porque o papanicolau tinha, muitas vezes, o que a gente chama de falso negativo”, conta o médico Túlio Tomás do Couto.

Em Indaiatuba, no interior de São Paulo, 16 mil exames preventivos de DNA feitos em mulheres de 25 a 64 anos foram analisados durante dois anos e meio. O estudo da Universidade Estadual de Campinas, publicado na revista The Lancet, mostra que a nova tecnologia foi capaz de detectar o HPV em pacientes mais novas (39 anos). Em 67% dos casos, em estágio inicial. Já pelo método convencional, o papanicolau, o vírus foi constatado em mulheres mais velhas (49 anos) e já havia avançado.

Com o exame preventivo de DNA é possível detectar a presença do vírus HPV até dez anos antes do câncer aparecer. Se a descoberta for precoce, segundo os médicos, a paciente tem 100% de chance de cura.

A dona de casa Neuza Maria de Jesus Ribeiro é prova disso. Ela descobriu no início uma lesão causada pelo HPV no colo do útero. se não tivesse feito o exame baseado no DNA, talvez não conseguisse sucesso no tratamento. “Muitas pessoas, quando descobrem, já é tarde, que daí já não tem mais cura”, afirma. “A minha história é de vitória, de cura”, acrescenta.

 

Com SBT News

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação