Da Redação
O Hospital Geral de Cuiabá comemora 80 anos nesta sexta-feira (21), com grande inauguração da fachada principal. “É com muito amor e satisfação que hoje realizamos mais este sonho que é a entrega da obra da fachada e acesso do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG)”, disse o diretor clínico, Dr. Antônio Figueiredo.
O Dr. Antônio destaca que a instituição celebra esta data com o coração cheio de alegria e realizações. “Os últimos anos não foram fáceis, ainda mais para nós do HG, que somos uma entidade filantrópica. Além disso, tivemos um desafio sanitário que assustou todo o mundo que foi a pandemia do Covid-19. No entanto, todos os dias vencemos um obstáculo e, por isso agradecemos a todos nossos parceiros e colaboradores, sem vocês não teríamos conseguido realizar esta obra e não teríamos chegado até aqui, meu muito obrigado”.
Atualmente o Hospital Geral de Cuiabá é reconhecido como referência estadual e municipal nas seguintes especialidades: Cardiologia Clínica, Cardiovascular, Neurologia e Neurocirurgia, Gestação de Alto Risco, Oftalmologia, Fissuras Labiopalatinas e Laboratório de Histocompatibilidade para Transplantes.
O hospital conta hoje com 234 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e 16 leitos de UTI Neonatal e 96% de todos os nossos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente do HG, Flávia Silvestre, afirmou que o hospital se transformou ao longo destes 80 anos com atendimentos humanizados, cirurgias de alta e média complexidade e está em fase de crescimento.
“Ao ler um pouco da história e entender como tudo começou percebi mulheres altruístas que se uniram e decidiram prestar um serviço de relevância e aqui, em 23 de outubro de 1942, nasceu a ALMA do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá”, disse a presidente.
A Dra. Flávia ressaltou que cabia à atual gestão olhar para o passado glorioso e preparar um futuro perene. “Para isso, sonhamos há cinco anos em realizar uma revitalização de toda nossa fachada proporcionando um ambiente mais atual, humanizado e com acessibilidade. Precisávamos trazer toda a evolução técnica da área da saúde para nossa porta de entrada. E para isso, três palavras nos inspiraram e motivaram diariamente: Humanização, Acessibilidade e Fé”.