The news is by your side.

Conta da energia elétrica será mais cara neste mês

0

A energia estará mais cara, novamente, em junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para este mês será vermelha. Isso gera um custo de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumidos e, consequentemente, encarecimento da conta de energia.

Maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou condições hidrológicas desfavoráveis. Junho, segundo a Aneel, já começa com os reservatórios em níveis mais baixos que o normal para esse período, o que significa pouca geração hidrelétrica e maior demanda por termelétricas – que são mais caras.

Em maio, o Procon-MT publicou um alerta aos consumidores mato-grossenses sobre a antecipação das bandeiras vermelhas 1 e 2, considerando o atual cenário hídrico brasileiro. Segundo a Aneel, o balanço hidrológico do período úmido 2020-2021 resultou no pior aporte hidráulico da história do Sistema Interligado Nacional (SIN), medido desde 1931.

Ou seja, está chovendo pouco no Brasil, e essa condição pesa no bolso e na qualidade de vida do consumidor. Diante do atual cenário hidrológico, a bandeira vermelha poderá ser acionada até dezembro, avalia o engenheiro eletricista Teomar Magri, membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel-MT).

Frente a isso, o Procon Estadual tem reforçado as ações de monitoramento e fiscalização para que não haja abusos e descumprimento da legislação. Paralelamente, a instituição vem realizando uma avaliação detalhada do sistema que envolve o serviço de fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.

Os consumidores devem acompanhar o histórico de consumo, identificar os meses em que há aumento da demanda por energia elétrica e, assim, adequar sua rotina a hábitos de consumo mais econômicos. Ao acompanhar mensalmente a fatura, também fica mais fácil identificar qualquer irregularidade na cobrança.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação