The news is by your side.

Lista mostra que servidores da Saúde eram indicados por deputados e vereadores

0

Uma lista foi divulgada, nesta quinta-feira (21), onde mostra que parte das indicações dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá eram feitas por políticos, líderes comunitários e secretários. Irregularidades na pasta acarretaram na operação “Capistrum”, do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco-Criminal), que afastou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo na última terça-feira (19).

Segundo informações do Folhamax, as 79 indicações foram realizadas por vereadores e ex-vereadores de Cuiabá, líderes comunitários e deputados estaduais de pessoas que deveriam ocupar cargos na secretaria municipal de saúde da Capital. O documento foi entregue pelo ex-secretário de Saúde, Huark Douglas Correia, em sua “colaboração” com o Ministério Público Estadual.

O documento mostra que a ex-secretária da pasta, Elizeth Lúcia de Araújo, enviou o rol de indicações ao ex-secretário adjunto de Governo e Relações Institucionais, Oseas Machado de Oliveira, em 30 de maio de 2017. A então chefe da pasta da saúde da Capital deixou o cargo no primeiro semestre de 2018.

De acordo com a lista, somente o ex-vereador Dr. Xavier indicou 22 pessoas. Já Adevair Cabral (PTB), fez 13 indicações. O deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), que na época também era membro da Câmara de Cuiabá, repassou o nome de 8 pessoas para trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde.

A lista revela ainda que até mesmo o 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), realizou uma indicação. Os deputados estaduais Allan Kardec (PDT) e Sebastião Rezende (PSC) também pediram a contratação de uma pessoa, bem como Paulo Araújo (PP), mas que na época era vereador da Capital. Ambos fizeram 3 indicações cada um.

No documento, também constam duas indicações dos ex-secretário de Assistência Social, Wiltinho Coelho (PTB), que nas últimas eleições concorreu a vice na chapa de Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito Emanuel Pinheiro, em Várzea Grande.

O rol de indicações segue com os vereadores de Cuiabá, Renivaldo Nascimento (PSDB, 3 indicações), Mario Nadaf (PV, 1 indicação), Marcrean Santos (PP, 1 indicação), além de Diego Guimarães (Cidadania, 1 indicação).

Ex-vereadores, que atualmente não ocupam nenhum cargo eletivo, também fizeram suas indicações, como Toninho de Souza (2), Ricardo Saad (1), Justino Malheiros (1), Vinicius Higueney (1), bem como o secretário municipal de Fazenda, Antonio Roberto Possas de Carvalho (1), e o secretário de Planejamento da Capital, Jesus Lange Adrien Neto, o “Zito” (1).

O documento cita outros políticos, como líderes comunitários e pessoas ligadas a vereadores, ex-vereadores e parlamentares estaduais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação