The news is by your side.

Secretaria de Educação promove palestra sobre combate à violência contra a mulher

0

Evento integra política de valorização do profissional da educação e de vigilância e promoção a saúde do trabalhador

MARIA BARBANT

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor Psicossocial e Saúde do trabalhador, vinculado à Coordenadoria Técnica de Recursos Humanos realiza no próximo dia 26, das 18h às 21h, palestra com o tema “Violência contra a mulher: como identificar e combater?” A palestra será transmitida pelo Google Meet. Destinada aos servidores da educação, a palestra integra a estratégia de Prevenção e Promoção à Saúde em consonância com a meta estabelecida pela gestão Emanuel Pinheiro, de valorização do profissional por meio de uma política de vigilância e promoção à Saúde do Trabalhador.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar disse que falar sobre o tema, nos dias atuais, faz parte do processo de construção de um cidadão mais consciente do seu papel na sociedade. “É importante que possamos discutir esse tema. A rede pública municipal de ensino tem um grande número de profissionais mulheres. Essa palestra é uma orientação e um alerta para quem estiver passando por essa situação, para que possa refletir e saber onde buscar ajuda.  Ao abordarmos a questão estamos também capacitando os profissionais para que possam discutir um tema tão delicado, contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e preocupados com a questão da violência contra a mulher”, destacou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

A palestra será realizada pela equipe da Saúde do Trabalhador, em consonância com o Dia Nacional da Luta Contra a Violência à Mulher, comemorado no último dia 10 de outubro. Durante as palestras serão abordas questões como identificação das formas de violência, os aspectos emocionais das relações abusivas, a importância da rede de apoio; legislação e direitos, entre outros.

O coordenador técnico de Recursos Humanos, Marcos Vinícius de Carvalho Santos salientou que é importante promover uma escuta acolhedora ao servidor e informar sobre como, onde, quando e a quem recorrer em caso de violência. “A valorização do profissional da educação passa pelos cuidados relacionados à saúde mental e emocional e mudanças no estilo de vida. O trabalho desenvolvido pelo setor Psicossocial e Saúde do trabalhador tem esse objetivo”, disse o coordenador técnico de Recursos Humanos, Marcos Vinicius.

Além das palestras a Coordenadoria Técnica de Recursos Humanos irá divulgar entre os servidores, de forma on-line, por meio das plataformas da Secretaria Municipal de Educação (e-mail e grupos de WhatsApp dos Multiplicadores de Ações de Saúde), uma cartilha orientativa sobre o combate à violência contra a mulher.

As inscrições para a palestra estão sendo feitas por meio de um link encaminhado por e-mail às unidades e setores da Secretaria Municipal de Educação. 

 

SERVIÇO:

 

Palestra: “Violência contra a mulher: como identificar e combater?”

Dia: 26/10

Hora: 18h às 21h

Transmissão: via Google Meet

 

Programação:

Abertura: Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

 

Psicologia:

Palestrantes: Psicólogas Aline Nunes e Mariana Nunes

– A identificação dos diferentes tipos de violência

– Reflexão sobre os aspectos emocionais das relações abusivas;

– A importância da rede de apoio

 

Serviço Social:

Palestrante: Assistente Social Leila Fortes – Da Sala da Mulher do HMC)

– Rede de atenção social às mulheres vítimas de Violência, Legislação e direitos;

 

Psicologia e Serviço Social:

– Acolhimento, escuta e orientações dos participantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação