The news is by your side.

Governo do Estado lança programa para zerar emissão de gases até 2030

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, nesta segunda-feira (25), a criação do programa “Carbono Neutro Mato Grosso”, que representa a adesão do estado à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), criada pelas Nações Unidas. Com isso, o estado se junta a Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Pará.

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases do efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta do Governo, no entanto, estabelece a descarbonização total para 2035 (redução de 80% até 2030), por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes.

“Quando chegou a nós os compromissos que deveríamos assumir para a neutralização das emissões de carbono no nosso estado e tomei conhecimento dessa meta para 2050, disse que, respeitosamente as que me trouxeram (a proposta) e aqueles que assumiram para 2050, que me parece muito distante para um problema tão importante. Não conheço a realidade internacional, mas conheço um pouco a brasileira e um dos nossos fortes não é planejar e executar à médio e longo prazo. Se queremos fazer, nós temos que começar, com responsabilidade”, disse Mauro, durante a apresentação do programa.

Além da criação do programa e da adesão à campanha, o decreto assinado nesta manhã cria um selo e um comitê gestor que irá acompanhar a implantação do Carbono Neutro Mato Grosso. Durante o lançamento, diversos setores produtivos já assinaram termo de adesão ao projeto.

De acordo com Mauro, Mato Grosso não vai começar agora a estruturar ações para a descarbonização. Garantiu que nos dozes eixos estabelecidos pelo programa já há medidas adotadas.

“Já existem inúmeras ações. Apresentamos uma estratégia de doze eixos, e na maioria destes já existem ações sendo trabalhadas. O que precisamos é trabalhar um pouco mais. Temos um diferencial gigante que é o setor produtivo muito comprometido. A grande maioria do setor produtivo tem essa visão e comprometimento com as causas ambientais”, declarou.

O governador ainda ressaltou que o estado sofre com repercussão negativa dos poucos casos de infrações e danos ambientais e que a recuperação da imagem de Mato Grosso é uma das metas de seu governo. Pontuou ainda que praticamente todos os produtores que cometeram desmatamento ilegal foram autuados. “O que lamentamos é que os maus exemplos ganham uma grande repercussão na mídia nacional e internacional. Essas imagens acabam formando um conceito negativo daquilo que somos. Talvez seja esse o nosso esforço: mostrar a verdade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação