The news is by your side.

Cuiabá ganha destaque nacional com espaço pedagógico construído com mais de duas toneladas de plástico reciclado

Cuiabá é uma das duas primeiras capitais brasileiras a receber o Projeto Arte, Cultura e Sustentabilidade, de iniciativa do Instituto Grupo Boticário, em parceria com a Yabá Consultoria e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação. No domingo (31)), no programa Domingão com Luciano Huck, o espaço entregue a comunidade escolar  foi apresentado em rede nacional.

Instalado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista, o espaço pedagógico, de 30m², no formato de um cubo, foi construído com aproximadamente 2,2 toneladas de plástico reciclado e, a partir de agora, está pronto para receber estudantes da rede pública municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a iniciativa que, sem custos para o Município, irá contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública, conectando a educação e a sustentabilidade por meio de uma instalação multimídia e imersiva que disponibilize jogos interativos digitais e táteis.  “O espaço pedagógico irá proporcionar a integração da comunidade escolar e um incentivo aos nossos estudantes na busca por soluções sustentáveis a partir da tecnologia, da arte e da cultura. Além disso, tem um importante cunho pedagógico contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem e mostrando que é possível a utilização de forma consciente dos recursos naturais, preservando o meio ambiente para as próximas gerações”, destacou a secretária Municipal Edilene de Souza Machado.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins explicou que os professores envolvidos nas atividades receberam capacitação virtual, por meio de cursos online (vídeo aulas) sobre temáticas relacionadas ao projeto e acesso a plataforma tecnológica com atividades educativas (por faixa etária). “As atividades que serão desenvolvidas nesse espaço envolverão a utilização de jogos interativos digitais e táteis, a fim de despertar a curiosidade dos estudantes sobre os temas ligados à sustentabilidade”, disse a coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende.

Todo o material pedagógico foi entregue a escola que recebeu também os móveis feitos a partir de materiais sustentáveis incluindo 4 mesas com banquetas de papelão (com capacidade para 20 pessoas), 1 estante para inserir os organizadores, 1 suporte fixo para inserção do computador (mesa/cadeira) e 1 mesa cavalete (móvel) para exposições.

“A prioridade da gestão Emanuel Pinheiro para a Educação é proporcionar aos nossos estudantes uma escola de qualidade e humanizada que proporcione o desenvolvimento de novas competências e forme cidadãos capazes de refletir sobre problemas e pensar soluções em equilíbrio com a natureza”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Projeto

Em todo o país, 15 escolas públicas receberão o Projeto Arte, Cultura e Sustentabilidade. O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas oito lojas sustentáveis do Grupo Boticário que no final de 2020, inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, feita com cerca de três toneladas de plástico reciclado, o equivalente a, aproximadamente, 60 mil garrafas PET.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação