The news is by your side.

STF nega recurso e mantém cassação de Selma

0

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e rejeitou o pedido para reformar a decisão que negou recurso extraordinário contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandados da ex-senadora Selma Arruda (Podemos) e os suplentes Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes.

 

A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, manteve o seu entendimento de que não caberia mais recursos. Ela foi acompanhada dos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. Já o ministro Luís Roberto Barroso ainda não proferiu o seu voto.

O recurso foi apresentado por Possamai que tenta convencer a Justiça Eleitoral e o STF que não participou dos delitos cometidos por Selma Arruda e que no acórdão da cassação não foi apresentado nenhuma prova da sua participação nos crimes que cassou a chapa toda e convocou novas eleições para o cargo.

 

A defesa ainda questionou o fato de Gilberto Possamai ter perdido os direitos políticos pelos próximos 8 anos, demonstrando uma desproporcionalidade na aplicação da pena.

 

Selma Arruda, que foi eleita pelo PSL, e seus suplentes, Gilberto Possamai e Clérie Fabiana Mendes, foram cassados em dezembro de 2019 pela Corte Eleitoral por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018.

 

Dos 7 ministros do TSE, apenas Edson Fachin divergiu do relator, Og Fernandes, que manteve o entendimento do TRE de Mato Grosso que cassou Selma em abril deste ano. Cabe recurso. Em abril do ano passado, Carlos Fávaro (PSD) assumiu a vaga de maneira tampão após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), sob alegação de que Mato Grosso não poderia ficar apenas com 2 senadores até a realização da eleição suplementar.

 

Ele foi eleito senador no ano passado durante a eleição suplementar que ocorreu concomitantemente com as eleições municipais de 2020.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação