The news is by your side.

AL “coloca secretário contra a parede” e Gilberto promete cumprir emendas da Saúde

Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (08.11) e debateu a execução de emendas impositivas na área da Saúde

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou de uma reunião convocada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, para debater a execução de emendas parlamentares impositivas no âmbito da Saúde.

A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (08.11), na sala Oscar Soares, e também reuniu os deputados estaduais Carlos Avallone, Dilmar Dal Bosco, Paulo Araújo e Wilson Santos. Na ocasião, o secretário estadual enfatizou o interesse e compromisso do Estado em pagar todas as emendas parlamentas.

“Essa é uma oportunidade dada pela Assembleia Legislativa para que sejam explanadas todas as condicionantes que favorecem ou não o pagamento de uma emenda parlamentar, mesmo que impositiva. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem regras mais rígidas e zonas de pactuação”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo.

De acordo com o gestor, a reunião promoveu o diálogo entre as equipes técnicas das instituições e auxiliou o alinhamento de ações, na medida em que também deu transparência à conduta adotada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“A SES-MT é que pasta que tem o maior índice de execução das emendas parlamentares impositivas, algo em torno de 65% das emendas pagas. A Secretaria tem interesse em dar celeridade a esses pagamentos, assim como há o interesse de auxiliar os deputados na revisão das normas existentes, que são muito burocráticas. Vamos estudar formas de fazer os pagamentos com segurança, de forma a também assegurar que esses benefícios cheguem à população”, acrescentou.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa, Carlos Avallone, a partir deste diálogo entre instituições, será possível elaborar um planejamento voltado para a execução de emendas.

“Temos uma consultoria ligada à Comissão que vai acompanhar a execução orçamentária de todas as Secretarias. A partir de agora, o diálogo é entre as equipes da consultoria e da Secretaria de Estado. Nós precisamos entender quais são as dificuldades e isso será possível por meio da comunicação”, avaliou.

Ainda participaram da reunião a secretária adjunta Executiva da SES-MT, Kelluby Oliveira, e a secretária adjunta de Aquisição e Finanças, Ivone Rosset.

SES-MT

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação