The news is by your side.

Parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Brasil Solidário implanta projeto em 83 escolas da rede pública

0

 

Em parceria com o Instituto Brasil Solidário, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação está implantando em 83 unidades educacionais da rede pública de ensino, o Projeto Jogos de Educação Financeira. Utilizando um jogo de tabuleiro e outro de cartas, a proposta pretende desenvolver as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares, utilizando um método leve, divertido e interativo.

A coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos explicou que o programa começará a ser trabalhado com os estudantes a partir de 2022 mas, desde outubro, as ações tiveram início com uma reunião EaD para coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. “Esses profissionais, juntamente com professores, serão os multiplicadores do projeto nas unidades educacionais, nesse sentido, esses profissionais estão recebendo treinamento prático sobre o uso dos Jogos Piquenique e Bons Negócios”, explicou a coordenadora técnica.

O projeto disponibiliza uma plataforma exclusiva para as atividades e modelos de sequências didáticas para auxiliar na elaboração dos planos de aula com atividades transversais e interdisciplinares alinhadas a 320 habilidades previstas na Nova Base Nacional Comum Curricular.

O coordenador de Organização Curricular, Marco Antonio Alves Braga disse que esta semana, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira em todo o Brasil, o material pedagógico dos Jogos Piquenique e Bons Negócios foram entregues nas unidades educacionais. “O projeto traz formatos diferenciados para cada idade e etapa escolar: o Piquenique será trabalhado com crianças de 1º ao 5º ano, e o objetivo é desenvolver habilidades focadas nas atitudes ligadas ao poupar enquanto o jogo Bons Negócios será desenvolvido com os estudantes de 6º ao 9º ano e tem foco nas habilidades de investimento”, disse o coordenador.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou os investimentos feitos pela gestão municipal no pedagógico e na estruturação da rede pública municipal de ensino. “Com a reestruturação da rede física, formação continuada dos profissionais e programas pedagógicos qualificados a gestão municipal está transformando a Educação em Cuiabá, considerada um case de sucesso na implantação de programas de Alfabetização, inteligência emocional, educação ambienta, Educação Financeira e outros, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, disse ela.

Parceria

O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano por meio da Educação.

A iniciativa, que acontece desde 2017, vem fomentado um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, que introduzem além dos conceitos de educação financeira outras questões como economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

Educação Financeira

Empresas como o Bank of America, Bayer e a Citi Foundation, além de pessoas físicas, participam da aliança que tem como missão formar gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade.

“O projeto de Educação Financeira está alinhado ao pilar de Inclusão Financeira da Citi Foundation. A proposta beneficia em escala estudantes e professores da rede pública de ensino em diversos municípios brasileiros e na América Latina. Esta iniciativa, além do forte impacto social, fomenta o desenvolvimento da sociedade por meio da educação e da inovação. E a mudança de atitude vem como uma consequência muito positiva disso tudo”, explicou o CCO do Citi Brasil, Marcelo Marangon.

A iniciativa já recebeu reconhecimento como finalista no prêmio UBS Visionaris, do Banco UBS, da Suíça, em 2020.

“A ideia de reunir players globais do mundo das finanças para formar uma aliança liderada pelo Instituto Brasil Solidário representa um feito inédito. É uma solução que, a partir do Brasil, poderá ajudar crianças e jovens de diversos países a compreenderem conceitos importantes e transformadores para a boa gestão de suas vidas financeiras e de suas famílias”, disse o presidente do Bank of America no Brasil, Eduardo Alcalay.

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

O jogo de tabuleiro “Piquenique”, para crianças a partir de 6 anos, traz um formato leve e divertido, onde os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Os estudantes a partir de 10 anos, receberão o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa aproximá-los à experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação