The news is by your side.

União Européia “não é mais a dona do mundo” diz Aprosoja

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Associação de Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja) criticou nesta terça-feira, 23, a lei da União Europeia (UE) que pode prejudicar o agronegócio brasileiro. O dispositivo legal está em tramitação no Parlamento do bloco.

Segundo a Aprosoja, trata-se de “protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental”. Isso porque a associação vê a lei como uma forma de tentar barrar a entrada de produtos agropecuários na união aduaneira.

“A UE precisa entender que não é mais a metrópole do mundo, e que o Brasil e demais países da América do Sul deixaram de ser suas colônias”, informa trecho de uma nota da Aprosoja, manifestando-se sobre o assunto.

No documento, a Aprosoja informou que “os europeus poderiam aproveitar para replantar as florestas que devastaram no passado. (…) Portanto, respeitem a nossa soberania”, acrescentaram os produtores, no comunicado.

Lei criticada pelos produtores de soja

Na semana passada, eurodeputados apresentaram um projeto com uma lista de commodities, como soja, café, carne bovina e cacau — a maior parte produzida pelo Brasil —, que poderão ser impedidas de entrar na região.

Em linhas gerais, o dispositivo legal põe sob a responsabilidade exclusiva dos produtores a preservação entre 20% e 80% de vegetação nativa em suas fazendas, além de topos de morros, cursos d’água e toda sua biodiversidade.

A preocupação da Aprosoja é que a nova regra, se aprovada pelo Parlamento europeu, poderá afetar outros mercados. Toda a soja produzida no Brasil passaria a ser obrigada a cumprir a norma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação