The news is by your side.

Arqueólogos descobrem múmia de 800 anos no Peru

0

 

Uma equipe de especialistas encontrou uma múmia com pelo menos 800 anos de idade na costa central do Peru, disse um dos arqueólogos que participaram da escavação.

Os restos mumificados eram de uma pessoa da cultura que se desenvolveu entre o litoral e as montanhas do país sul-americano. A múmia, cujo gênero não foi identificado, foi descoberta na região de Lima, disse o arqueólogo Pieter Van Dalen Luna na sexta-feira.

“A principal característica da múmia é que todo o corpo era amarrado por cordas e com as mãos cobrindo o rosto, o que faria parte do padrão funerário local”, disse Van Dalen Luna, da universidade estadual de São Marcos.

Os restos mortais são de uma pessoa que vivia na região alta andina do país, disse ele. “A datação por radiocarbono dará uma cronologia mais precisa.”

A múmia foi encontrada dentro de uma estrutura subterrânea localizada na periferia da cidade de Lima. No túmulo também havia oferendas, incluindo cerâmicas, restos vegetais e ferramentas de pedra, disse ele.

O Peru – lar do destino turístico Machu Picchu – é o lar de centenas de sítios arqueológicos de culturas que se desenvolveram antes e depois do império Inca, que dominou parte da América do Sul 500 anos atrás, do sul do Equador e Colômbia ao centro do Chile.

 

The Guardian

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação