The news is by your side.

Nasa lança hoje telescópio mais poderoso do mundo

0

Da Redação

O telescópio espacial James Webb será lançado neste sábado (25). O equipamento da Nasa, de quase US$ 9 bilhões, vai iniciar uma nova etapa da exploração espacial, acessando lugares nunca vistos pelo homem.

A decolagem ocorrerá na Agência Espacial Europeia, localizada na Guiana Francesa. O telescópio será transportado pelo foguete Ariane 5 e a previsão é a de que seja lançado pelo compartimento de carga depois de quase 30 minutos de viagem.

Apesar de inovador, o James Webb não é primeiro telescópio desse tipo disparado pela Nasa. Em 1990, o Hubble foi enviado pela agência para explorar o espaço. O Webb é considerado inovador porque é cerca de 100 vezes mais sensível que o anterior e tem uma área de coleta de luz capaz observar objetos a longas distâncias. A Nasa espera que ele amplie o entendimento que os cientistas têm sobre o universo.

O equipamento vai demorar um mês para chegar ao seu destino, que está aproximadamente a 2 milhões de quilômetros de distância da Terra. Usando a visão infravermelha do telescópio, os pesquisadores vão enxergar através das nuvens de gás e poeira, onde nascem as estrelas. Além disso, os astrônomos vão utilizar o novo material para estudar buracos negros supermassivos.

“O telescópio espacial James Webb será o principal observatório de ciências espaciais do mundo quando for lançado. Webb desvendará mistérios no nosso Sistema Solar, verá além de mundos distantes ao redor de outras estrelas e investigará as misteriosas estruturas e origens do nosso universo“, informou a agência norte-americana em nota.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação