The news is by your side.

MT descarta prescrição médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos

0

Da Redação

 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que Mato Grosso não vai exigir prescrição médica para aplicar a vacina contra a covid em crianças de 5 a 11 anos. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (28), pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e acompanha posicionamento de pelo menos outros 17 estados.

O posicionamento contraria a recomendação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que seja requerida receita médica e termo de compromisso para que os menores sejam imunizados.

O secretário avalia a medida como desnecessária e diz que ela é um empecilho à população, além de causar tumulto nas unidades de saúde e sobrecarregar pediatras.

“Tão logo a vacina chegue ela será distribuída no estado. Mato Grosso não vai exigir nenhum atestado prédio pra vacinação de crianças de 5 a 11 meses. Desnecessária a cobrança de comprovação para uma vacina que já tem eficácia comprovada no mundo”, declarou Figueiredo.

No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a imunização das crianças com produtos da Pfizer, porém o Ministério da Saúde ainda não encaminhou as doses destinadas a esse público para os estados. Na segunda-feira (27), o órgão anunciou que a vacinação deve começar em janeiro.

“Não vamos criar mais uma dificuldade para população acessar vacina. Se tiver alguma criança com prescrição médica de não vacinar, aí sim isso será feito. Exigir que a população faça uma corrida a postos de saúde e à pediatria, que já é escassa no país, e no estado de Mato Grosso não é diferente, seria uma imprudência muito grande”, explicou o gestor.

Até o momento se pronunciaram sobre não exigir receita para vacina os estados: Pernambuco, Bahia, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Acre, Paraná, Paraíba, Goiás, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação