A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi estabelecida na Rússia pós-revolucionária. Compreende uma confederação da Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia e a Federação Transcaucasiana (agora as repúblicas da Geórgia, Azerbaijão e Armênia). Também conhecido como União Soviética, o novo estado comunista foi o sucessor do Império Russo e o primeiro país do mundo baseado no socialismo marxista .
A URSS foi fundada cinco anos depois que a Revolução Russa derrubou a monarquia do czar Nicolau II. Vladimir Ilyich Lenin foi um dos líderes da revolução e o primeiro líder da URSS até sua morte em 1924. A cidade de Petrogrado foi rebatizada de Leningrado em sua homenagem.
Na URSS, todos os níveis de governo eram controlados pelo Partido Comunista, e o Politburo do partido, com seu secretário-geral cada vez mais poderoso, governava efetivamente o país. A indústria soviética pertencia e era administrada pelo estado, e as terras agrícolas eram divididas em fazendas coletivas administradas pelo estado.
Nas décadas após seu estabelecimento, a União Soviética dominada pela Rússia tornou– se um dos estados mais poderosos e influentes do mundo e acabou englobando 15 repúblicas: Rússia, Ucrânia, Geórgia, Bielo-Rússia, Uzbequistão, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia , Turcomenistão, Tadjiquistão, Letônia, Lituânia e Estônia. Incluía mais de 22,4 milhões de quilômetros quadrados e se estendia por 10.900 quilômetros desde o Mar Báltico, no oeste, até o Oceano Pacífico, no leste.
Em 1991, a União Soviética se dissolveu após o colapso de seu governo comunista. As três repúblicas da Estônia, Letônia e Lituânia alcançaram a independência completa e foram reconhecidas internacionalmente como Estados soberanos, e várias outras também exigiram a independência. Foram feitas tentativas, lideradas pelo presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, de estabelecer uma nova ‘União de Estados Soberanos’ com algum grau de integração em política externa, defesa e assuntos econômicos, mas nenhum acordo foi alcançado entre as 12 repúblicas restantes.