The news is by your side.

30 de dezembro: 99 anos atrás, a URSS foi estabelecida

0

 

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi estabelecida na Rússia pós-revolucionária. Compreende uma confederação da Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia e a Federação Transcaucasiana (agora as repúblicas da Geórgia, Azerbaijão e Armênia). Também conhecido como União Soviética, o novo estado comunista foi o sucessor do Império Russo e o primeiro país do mundo baseado no socialismo marxista .

A URSS foi fundada cinco anos depois que a Revolução Russa derrubou a monarquia do czar Nicolau IIVladimir Ilyich Lenin foi um dos líderes da revolução e o primeiro líder da URSS até sua morte em 1924. A cidade de Petrogrado foi rebatizada de Leningrado em sua homenagem.

Na URSS, todos os níveis de governo eram controlados pelo Partido Comunista, e o Politburo do partido, com seu secretário-geral cada vez mais poderoso, governava efetivamente o país. A indústria soviética pertencia e era administrada pelo estado, e as terras agrícolas eram divididas em fazendas coletivas administradas pelo estado.

Nas décadas após seu estabelecimento, a União Soviética dominada pela Rússia tornou se um dos estados mais poderosos e influentes do mundo e acabou englobando 15 repúblicas: Rússia, Ucrânia, Geórgia, Bielo-Rússia, Uzbequistão, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia , Turcomenistão, Tadjiquistão, Letônia, Lituânia e Estônia. Incluía mais de 22,4 milhões de quilômetros quadrados e se estendia por 10.900 quilômetros desde o Mar Báltico, no oeste, até o Oceano Pacífico, no leste.

Em 1991, a União Soviética se dissolveu após o colapso de seu governo comunista. As três repúblicas da Estônia, Letônia e Lituânia alcançaram a independência completa e foram reconhecidas internacionalmente como Estados soberanos, e várias outras também exigiram a independência. Foram feitas tentativas, lideradas pelo presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, de estabelecer uma nova ‘União de Estados Soberanos’ com algum grau de integração em política externa, defesa e assuntos econômicos, mas nenhum acordo foi alcançado entre as 12 repúblicas restantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação