The news is by your side.

Bibliotecas ‘Saber com Sabor’ são ótimas opções de lazer

 

 

Com o período de férias que tal uma opção divertida e que proporciona muitas descobertas? As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor estão funcionando com todos os cuidados e medidas de biossegurança. O projeto, nascido em 2001 com a criação da primeira biblioteca na Praça Clóvis Cardoso, possui seis unidades em Cuiabá e uma no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e são uma ótima opção de lazer para crianças, jovens e adultos.

Das seis unidades do projeto na Capital uma está em reforma a do bairro Cidade Verde. As demais funcionam das 8 às 18 horas, com duas horas de intervalo no almoço para desinfecção. A exceção é a Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, localizada na Praça Clovis Cardozo, no cruzamento das Avenidas Isaac Póvoas e São Sebastião, que funciona também aos finais de semana.

Essa biblioteca possui um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e outros, a unidade tem espaço infantil e o Cantinho Cuiabano – presente em todas as unidades -, com obras de autores regionais, uma iniciativa que valoriza a cultura mato-grossense e cuiabana. Em 2019 passou por uma reforma que ampliou seus espaços.

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Edvair Pereira Alves, o projeto ganhou o nome de Saber com Sabor porque a leitura de qualidade e valor proporciona a oportunidade de saborear a alma, a cultura e o espírito, nas páginas dos livros.

Para quem deseja visitar as Bibliotecas Públicas Saber com Sabor, a bibliotecária Vera Lúcia Mendes da Silva explicou que em razão das restrições impostas pela pandemia e mais recentemente os casos de gripe, quem for as unidades terá que tomar os cuidados recomendados pelas autoridades da Saúde e da Vigilância Sanitária. “Todos devem levar seus objetos de uso pessoal como copo, utilizar máscaras e álcool 70% e, para cumprir a orientação de distanciamento físico, as unidades estão funcionando com 50% da sua capacidade, ou seja, 10 pessoas mediante o horário de chegada”, disse Vera Lucia.

Nas unidades é permitido o uso dos computadores pelos frequentadores cadastrados, respeitando os intervalos para desinfecção dos equipamentos. Também estão acontecendo empréstimos de livros. Os exemplares emprestados, após a devolução, passam por quarentena e higienização ficando indisponíveis por um prazo de 5 dias.

As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor reúnem um acervo que gira em torno de 70 mil exemplares e, recebem constantes doações de livros, inclusive literatura estrangeira, que após serem selecionados, e de acordo com o que a lei permite, são encaminhados para as bibliotecas escolares ou entregues as crianças.

As bibliotecas Saber com Sabor estão localizadas no centro de Cuiabá e espalhadas pelos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde e Santa Isabel.

 

INFORMAÇÕES:

Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos 

 

Inaugurada em dezembro de 2001, foi a primeira unidade criada por meio do Decreto 4659/2001. A unidade está localizada na Praça Clóvis Cardozo. Seu acervo reúne aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis. A biblioteca possui espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, das 08h às 18 h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)

Endereço: Praça Clóvis Cardozo, Rua São Sebastião, s/n, Centro

Fone: 3313-3045.

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor Idalina Rosa da Silva 

 

Inaugurada em 31 de julho de 2003, possui acervo de aproximadamente 11.500 exemplares entre livros, gibis, revistas, espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)

Endereço: Rua Allan Kardec, 359, bairro Santa Isabel

Fone: 3313-3070.

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor Dona Canuta da Silva

 

Inaugurada em 24 de dezembro de 2004, possui acervo de aproximadamente 15.500 exemplares entre livros e revistas, gibis espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)

Endereço: Rua Maranguape, s/n, bairro Pedregal

Fone: 3616-6850

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor do bairro Pedra 90

 

Inaugurada em 05/09/2004 e reinaugurada em 26 de fevereiro de 2005, possui acervo de aproximadamente 7,3 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e espaço infantil.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e 13h às 17h30.

Endereço:  Av. Nilton Rabello de Castro, s/n, Bairro Pedra 90, ponto de referência Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Fone: 3616 – 6601

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor Nilma Luiza da Silva Branca

 

Inaugurada em 07 de abril de 2006, possui acervo de aproximadamente 10.600 exemplares entre livros, revistas, gibis, acesso à Internet e espaço infantil.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)

Endereço: Q.14 Lote: 36, Nº. 0, bairro Osmar Cabral

Fone: 3665-2785.

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor Davidson da Costa 

 

Inaugurada no bairro Cidade Verde em 01/12/2006. Com acervo de aproximadamente 8.200 exemplares entre livros, revistas e gibis. Espaço Infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)

Endereço: Rua Terezinha, s/n, bairro Cidade Verde

Fone:  3616-6630

 

Biblioteca Pública Saber com Sabor Profa. Ana Cecília da Silva Grisólia (Dona Zizi) – Distrito de Nossa Senhora da Guia

 

A unidade reformada recentemente foi entregue a comunidade no dia 21 de outubro de 2021. Seu acervo reúne aproximadamente 3.500 exemplares entre livros, revistas, gibis e outras publicações de diferentes gêneros literários. No Cantinho Cuiabano estão disponíveis cerca de 300 livros e revistas.

Endereço: Sede da subprefeitura do Distrito de Nossa Senhora da Guia, Rua Vicente Figueredo, 469, Centro

 

Ponto de Leitura

Quiosque de leitura – Praça do Distrito de Aguaçu

Inaugurado no dia nacional do Livro, 29 novembro de 2015.

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação