The news is by your side.

Ministério da Saúde reduz tempo de isolamento para covid-19

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Ministério da Saúde decidiu reduzir o período de isolamento para pessoas que testaram positivo para covid-19.

Isso pode mudar o período de afastamento do trabalho de profissionais infectados.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido.

  • Cinco dias

Se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, (sem uso de antitérmico), ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR).

Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.

  • Sete dias

Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste.

Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno).

Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

  • 10 dias

Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.

Cuidados devem permanecer

Apesar da mudança no tempo de isolamento, o Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações até o 10º dia.

Entre elas, evitar aglomerações, o contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação