The news is by your side.

Instalação de iluminação de LED avança na gestão Emanuel

 

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é a responsável por colocar em prática de forma efetiva o tão sonhado avanço na modernização do parque de iluminação pública de Cuiabá. Atualmente composto por mais de 90 mil lâmpadas, a estrutura alcançou, no ano de 2021, a importante marca de aproximadamente de 9,5 mil lâmpadas de LED instaladas nas vias, o que representa 10,5% do total em funcionamento na cidade.

O número, apesar de ainda longe da meta buscada pelo Município, consolida uma nova fase vivida pela capital mato-grossense neste campo. “O que temos hoje é um trabalho de modernização contínuo que está em franca evolução. Até o ano de 2017, apenas algumas poucas vias de grande movimentação tinham o privilégio de contar com o sistema LED e, aos poucos, estamos mudando essa realidade”, comenta Emanuel.

Seguindo um planejamento que tem como base o desenvolvimento sustentável, a melhoria na iluminação pública tem, gradativamente, se expandido para toda a cidade, indo além das estruturas montadas nos grandes corredores de mobilidade urbana. Agora, além de vias como Fernando Corrêa da Costa, Beira Rio, Mato Grosso e Palmiro Paes de Barros, as LEDs também são levadas para avenidas principais dos bairros.

São os casos, por exemplo, das ruas Fartura, Parecis, Córdoba e Araras, no Planalto; avenidas Governador Valadares e Guanabara, no Altos da Serra I; Avenida Espigão, no Tijucal; avenidas Bandeirantes e Princesa Isabel, no Jardim Renascer; Avenida 30, no Jardim Industriário I; Avenida Manaíra, no Pedregal; e nova Avenida João Balão, no Ribeirão do Lipa. Todo esse trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado, desde 2017, avançar com ações que tornem Cuiabá uma cidade sustentável, em harmonia com o meio ambiente. A substituição de lâmpadas antigas por de LED é uma medida que assegura uma grande contribuição nesse processo. Vamos avançar ainda mais, pois nossa missão é garantir sempre o melhor para Cuiabá”, finaliza o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação