The news is by your side.

Dois canadenses morrem após turistas serem baleados em hotel mexicano

0

 

Três turistas canadenses foram baleados por um atirador solitário em seu hotel na cidade mexicana de Playa del Carmen. Autoridades de segurança estão alegando que os indivíduos envolvidos tenham antecedentes criminais.

Um dos turistas morreu devido aos ferimentos ao ser transportado para o hospital após o incidente na sexta-feira (21), segundo o secretário de Segurança Pública do Estado de Quintana Roo, Lucio Hernández Gutiérrez, que confirmou a nacionalidade das vítimas.

Mais tarde, a promotoria do estado publicou no Twitter que um segundo canadense havia morrido devido aos ferimentos.

A primeira pessoa que morreu, identificada como ATCH “tinha antecedentes criminais: tráfico de drogas, uso de identidade falsa, entre outras coisas”, disse o escritório.

ATCH “era considerado uma pessoa muito perigosa no Canadá”, disse à Radio Fórmula o promotor estadual Óscar Montes de Oca Rosales .

A segunda vítima falecida, RJD, “também tinha antecedentes criminais”, segundo o Ministério Público.

As informações compartilhadas nas mídias sociais mostraram um agressor solitário vestido um agasalho cinza e segurando uma pistola nos terrenos do hotel Xcaret. Um vídeo postado no Twitter mostrou pessoas gritando enquanto a vítima recebia os primeiros socorros. O vídeo mais tarde mostrou mais duas vítimas feridas na piscina, uma delas sangrando muito.

O agressor escapou para a densa vegetação tropical ao redor de Xcaret – famosa por seus parques temáticos na Riviera Maya – e continua foragido. Hernández Gutiérrez disse que o tiroteio “decorreu de uma discussão entre os hóspedes do hotel”.

A Global Affairs Canada disse em um breve comunicado que está “ciente dos relatos de que cidadãos canadenses foram afetados por um incidente no México”.

O ataque a um complexo de hotel de luxo ocorre em meio a uma série de tiroteios na Riviera Maia da península de Yucatán, que mataram ou feriram turistas que foram pegos no fogo cruzado.

Uma equipe de pelo menos 10 homens armados invadiu uma praia em um hotel de luxo perto de Cancún em novembro, matando uma pessoa ligada a uma facção rival e arrastando outra pessoa que tentava se esconder.

Um blogueiro de viagens californiano e um turista alemão foram mortos em outubro em um restaurante em Tulum, ao sul de Playa del Carmen, durante um tiroteio entre supostos membros de gangues.

A região atrai milhões de turistas anualmente, inclusive durante a pandemia de coronavírus, já que o México não impôs testes de Covid ou requisitos de vacinação para os viajantes.

Cartéis de drogas do México estão disputando a região, onde eles praticam extorsão e vendem drogas para turistas.

Autoridades estaduais atribuem a crescente violência às disputas sobre o tráfico de drogas, sendo os turistas estrangeiros os maiores compradores.

 

The Guardian

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação