The news is by your side.

Tumulto em estádio na Copa Africana deixa 8 mortos e vários feridos

0

BBC

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante um tumulto do lado de fora de um estádio que sediava uma partida de futebol da Copa Africana de Nações, em Camarões.

Imagens de vídeo mostram a multidão de torcedores sendo esmagada contra os portões de entrada do estádio Paul Biya (Olembe), na capital Yaoundé, onde acontecia a partida das oitavas de final entre Camarões e Comores.

Testemunhas descreveram cenas caóticas do lado de fora, enquanto milhares de torcedores lutavam para ter acesso ao estádio. Das 38 pessoas feridas, sete estão em estado grave e uma criança está entre os mortos, de acordo com autoridades citadas pela agência de notícias AFP.

O estádio tem capacidade para 60 mil pessoas, mas por causa das restrições relativas à covid-19 não deveria usar mais de 80% de sua capacidade para o jogo de segunda-feira.

As autoridades do torneio disseram que cerca de 50 mil pessoas estavam tentando assistir à partida.

O jornalista holandês Buster Emil Kirchner contou à BBC que viu “muito caos” nos portões do estádio, à medida que os torcedores tentavam entrar.

“Foi frenético — pessoas correndo, pessoas subindo cercas, pessoas atravessando as barricadas”, disse ele, acrescentando que viu muita gente sem ingresso tentando “forçar a entrada”.

A jornalista Leocadia Bongben afirmou ao programa Newsday da BBC que viu uma comoção vindo de uma das áreas de torcedores fora do estádio. “As pessoas começaram a gritar. Um minuto depois, uma ambulância chegou ao estádio, mas quando chegamos ao local, a polícia não permitiu que chegássemos perto de onde estava o tumulto”, contou. “É realmente uma situação muito triste que as pessoas vão assistir a um jogo e acabem morrendo lá.”

A Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em inglês) afirmou, por sua vez, em comunicado que está investigando o caso.

A partida das oitavas de final entre Camarões e Comores aconteceu apesar do incidente — e terminou com a vitória por 2 a 1 dos anfitriões.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação