The news is by your side.

“Comboio da Liberdade” é recebido com gás lacrimogêneo em Paris

0

Reuters

A polícia francesa disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes na avenida Champs Elysees, em Paris, neste sábado (12), pouco depois do “Comboio da Liberdade”, que protestava contra as restrições da COVID-19, chegar à capital.

Carros que transportavam manifestantes conseguiram passar por postos de controle da polícia no centro de Paris para atrapalhar o tráfego ao redor do monumento do Arco do Triunfo.

Inspirados pelas buzinas das manifestações “Freedom Comvoy” no Canadá, os motoristas agitaram bandeiras francesas e buzinaram, desafiando uma ordem policial de não entrar na cidade.

A polícia disse aos manifestantes para seguirem em frente enquanto alguns subiam em seus carros no meio da rotatória no topo da Champs Elysees.

A menos de dois meses das eleições presidenciais, o governo do presidente Emmanuel Macron está ansioso para impedir que os protestos se transformem em manifestações em grande escala, como os protestos antigovernamentais “Colete Amarelo” de 2018.

Separadamente, a polícia também disse que prendeu cinco manifestantes no sul de Paris na posse de estilingues, martelos, facas e máscaras de gás.

A polícia mobilizou mais de 7.000 policiais, montou postos de controle e mobilizou veículos blindados e caminhões com canhões de água em preparação para os protestos.

Os protestos franceses são contra as regras que exigem um passe de vacina para entrar em muitos locais públicos e ocorrem após meses de manifestações regulares contra o passe em Paris e outras cidades.

O movimento dos Coletes Amarelos, que começou como um protesto contra os impostos sobre os combustíveis, se transformou em uma revolta mais ampla que viu algumas das piores violências nas ruas em décadas e testou a autoridade de Macron.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação