The news is by your side.

Fortes chuvas em Petrópolis deixam ao menos 39 mortos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, deixaram ao menos 39 pessoas mortas. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município na manhã desta quarta-feira (16). Segundo o último boletim da Defesa Civil Nacional, ao menos 184 pessoas estão desabrigadas. Ao todo, foram registradas 207 ocorrências na cidade, sendo 171 deslizamentos de terra.

O município decretou estado de calamidade pública e as aulas foram suspensas. A recomendação é que os moradores evitem transitar na cidade. A previsão é que as chuvas continuem nesta quarta (16), em cinco das sete regiões do município. O Corpo de Bombeiros prossegue as buscas por sobreviventes e corpos, com 180 militares mobilizados. A situação teria ocorrido por causa de desabamentos, em especial um no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra.

Em uma hora choveu 113 milímetros em Petrópolis, e o nível chegou em 259 milímetros em seis horas, mais do que os 238mm esperados para todo o mês de fevereiro. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram deslizamentos, com carros arrastados e inundações.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) já está em Petrópolis acompanhando os trabalhos do Corpo de Bombeiros de outros órgãos estaduais, em conjunto com o prefeito Rubens Bomtempo (PSB). Em vídeo compartilhado nas redes sociais do governo, ele disse que maquinários secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela Cedae, serão direcionados ao município na manhã desta quarta, para “atender o mais rápido possível a população e diminuir os impactos da chuva”. “Todo governo está mobilizado para atender as vítimas e ajudar o município”, afirmou Cláudio Castro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em visita oficial à Rússia, relatou ter tomado conhecimento da tragédia e se comunicado com os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da economia, Paulo Guedes, para auxiliarem a região.

Marinho disse ter entrado em contato com Castro e que a Defesa Civil Nacional ajudará os órgãos do Estado e do município. “A cidade sofre as consequências de fortes chuvas, foram 200 mm nas últimas 4 horas, provocando o transbordamento de rios. Há 52 pontos de deslizamento. Liguei para o governador Claudio Castro e ofereci todo o apoio. Estamos em contato com a prefeitura e faremos todos os esforços para socorrer as vítimas. Nossa Defesa Civil Nacional está trabalhando com as defesas civis do estado e município. Determinei a ida do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, ao município”, afirmou o ministro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação