The news is by your side.

Juares Samaniego e Wellington Fagundes destacam PEC da infraestrutura durante Café e Política

 

Durante o   Café e Política realizado dia 16 de fevereiro, através da programação do 11º Encontro de Líderes em Brasília com representantes  do Sistema Confea/Crea e parlamentares de diversas partes do país, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. civil Juares Samaniego juntamente com representantes do Regional Mato-grossense ressaltou os projetos de leis em torno da Engenharia, Agronomia e Geociências  em andamento, tanto na Câmara Federal como no Senado, de interesse das modalidades, para o desenvolvimento do país. “Mato Grosso sempre contou com a parceria do senador Wellington Fagundes, parlamentar e defensor de várias causas no país. A exemplo da infraestrutura e transporte.  Quando estamos lutando pela Engenharia e Agronomia, ou seja, é brigar pela infraestrutura e o agronegócio do estado”, disse Juares que destacou sobre o conteúdo da cartilha: Agenda Legislativa Prioritária, com as pautas relacionadas ao desenvolvimento da Engenharia do país.

Ao agradecer a parceria dos representantes do Crea Mato Grosso, o senador Wellington Fagundes explanou a aprovação da PEC n° 01 /2021 da Infraestrutura. “A   proposta estabelece que pelo menos 70% dos recursos obtidos com outorgas onerosas de obras e serviços de transporte sejam reinvestidos no próprio setor.  Isso é importante porque estamos agora no pós–pandemia, como a retomada econômica e a infraestrutura cresce o número de empregos, trazendo resultado imediato para a população”, disse o senador.

Além do presidente do Crea-MT, Juares Samaniego e do senador Wellington Fagundes, o Café com Política também contou com a representatividade do conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti, o assessor Parlamentar do Conselho, Eng. civil João Namir Mendonça e o diretor-financeiro da Mútua-MT, Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior e o inspetor chefe de Primavera do Leste, Eng. agrônomo Clóvis Albuquerque.

O Eng. civil Joel Krüger, que preside o Confea, creditou o sucesso do evento “ao trabalho coletivo” desenvolvido pelos integrantes da Assessoria Parlamentar (Apar), equipes regionais, conselheiros federais e presidentes de Creas que levaram deputados e senadores ao 11º encontro de lideranças nacionais da área tecnológica brasileira: “Nossa bandeira não é partidária, nossa bandeira é a da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Temos que dialogar com todos”, afirmou ao destacar a importância dada pelos parlamentares à Agenda Legislativa entregue a eles.

Publicação editada pelo Confea, a Agenda contém anteprojetos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e que podem alavancar contratações, gerando emprego e renda para engenheiros e agrônomos, como o PL 6014/2013, que dispõe sobre a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite), e o PL 31/2014, que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, e ainda o PL 658/2021, que dispõe sobre a produção de bioinsumos e produção on farm.

“Nossa ideia é dinamizar o diálogo entre os parlamentares e os líderes profissionais, gerando ainda mais qualidade à discussão sobre a pauta que tramita Congresso”, disse Krüger.

Na edição de 2022, o diálogo com parlamentares, que sempre foi destaque na programação dos Encontros de Líderes do Sistema, teve uma inovação: os deputados e senadores, habituados a receber os profissionais em seus gabinetes, desta vez foram ao encontro destes. Além de colocar os gabinetes à disposição, se comprometeram a defender os projetos contidos na Agenda Legislativa.

O primeiro a falar no Café e Política foi Ricardo Barros (PP-PR), engenheiro civil, deputado, empresário e líder do governo na Câmara dos Deputados. Ao saudar Krüger, Barros destacou que “os profissionais do Sistema Confea/Crea podem pensar em ter um representante na Câmara Federal”, e que seu trabalho segue “no sentido de apoiar a tramitação de matérias no Congresso Nacional, como o PL 2633/2021, de sua autoria, que defende a conclusão de cerca de 2.500 obras e serviços de Engenharia de infraestrutura educacional inacabados, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Barros também falou da participação das mulheres nas áreas da Engenharia: “Tenho orgulho delas, que ocupam posições cada vez mais relevantes nessa área”, disse.

A aprovação do licenciamento ambiental, para ele, “valoriza o profissional porque será dele a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para agilizar o licenciamento da área que será automaticamente autorizado”.

Para Barros “é preciso transformar recursos públicos em obras públicas”, e promover a regularização fundiária.

Ao finalizar sua participação, Ricardo Barros disse esperar uma reflexão dos profissionais do Sistema Confea/Crea no sentido de apoiar Joel Krüger para ser mais uma voz da Engenharia na Câmara dos Deputados.

Do Café e Política participaram os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC); Izalci Lucas (PSDB-DF); Rogério Carvalho (PT-SE), para quem “não há desenvolvimento sem Engenharia avançada, por isso, é preciso investir em tecnologia”; Wellington Fagundes (PL-MT); Jorginho Mello (PL-SC).

Também participaram os deputados federais Tereza Nelma (PSDB-AL); Darci de Matos (PSD/SC); Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF); Evair Melo (PP/ES); Bia Kicis (PSL-DF); Gustavo Fruet (PSDB-PR), para quem o Café e Política “mostra a capacidade de liderança para buscar parlamentares de todas as correntes políticas para mostrar a força do movimento das profissões e dos temas estruturais do país”.

Darci de Matos, deputado pelo PSD-SC, se manifestou contrário à PEC 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, e também garantiu apoio aos PLs de interesse da área tecnológica. Alessandro Molon (PSB-RJ) disse da sua disposição “para fortalecer a Engenharia e as Geociências”.

Ao se dirigir aos participantes do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) lembrou do pedido atendido por ela de não pautar a PEC 108. Uma das últimas a falar, a parlamentar, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), garantiu: “Podem contar comigo”.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com  informações e fotos da Comunicação do Confea

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação