The news is by your side.

Embaixada orienta brasileiros a deixar Donetsk e Luhansk, na Ucrânia

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Embaixada do Brasil na Ucrânia orientou os brasileiros que vivem no país a não visitarem as províncias ocupadas por separatistas de Donetsk e Luhansk. Já aos cidadãos que se encontram nessa região, o governo aconselha que saiam o mais rápido possível.

Apoiados por Moscou, os separatistas levaram mulheres, crianças e idosos para a Rússia por ferrovias e estradas, que estão lotadas desde sexta-feira (18). A mobilização acontece depois que forças ucranianas e o grupo ficaram mais intensas. A Ucrânia afirma que os rebeldes mataram dois de seus soldados. Há o temor de que os ucranianos invadam a região.

O Brasil orienta ainda que os brasileiros estejam atentos aos cancelamentos e adiamentos de voos internacionais na próxima semana. A companhia aérea Lufthansa já anunciou que vai suspender temporariamente seus voos de Kiev e Odessa a partir de segunda-feira (21), até o final do mês pelo menos.

Também neste sábado (19), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro lamentou a declaração da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, que afirmou que o Brasil “pode estar do outro lado” no conflito envolvendo Rússia, Ucrânia e Otan.

“As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do presidente (Jair Bolsonaro)”, diz o comunicado.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação