The news is by your side.

Como a guerra ajudou no surgimento da Lamborghini

0

 

Embora nos últimos anos os veículos com motor a combustão tenham sido demonizados por parte da população, os carros fazem parte da história moderna da humanidade e de alguns dos avanços tecnológicos mais importantes de todos os tempos.

Existem centenas de nomes ligados ao mundo automóvel. Enquanto alguns, como a Ford, estão ligados à produção, sendo acessíveis à maioria dos cidadãos, outros estão intimamente ligados ao luxo e ao espírito desportivo.

Um que representa fielmente este conceito é Lamborghini . A marca do touro dourado e preto é uma das empresas mais conceituadas no mundo da velocidade graças aos seus modelos emblemáticos. Além disso, o luxo é abundantemente encontrado neles, pois os carros são pouco acessíveis para grande parte da população.

O nome da marca está diretamente relacionado ao seu fundador, Ferrucio Lamborghini. Este italiano nascido em 1916 vinha de uma família de agricultores e embora a sua história parecesse ligada à herança dos negócios da família, tudo mudou graças ou infelizmente à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Ferruccio era um jovem mais interessado em mecânica do que na fazenda, razão pela qual todas as tardes passava um tempo na oficina de sua casa trabalhando nos veículos da família. Assim, após o início do conflito militar, Ferrucio Lamborghini foi recrutado pelo exército para reparar e manter veículos militares na ilha de Rodes, na Grécia. Graças ao fato de que o jovem já tinha bastante experiência lá, ele conseguiu ganhar um nome que lhe permitiu, uma vez terminado o conflito, montar sua própria oficina.

Foi em 1946, em plena Europa devastada pelos efeitos da guerra, que Ferrucio decidiu abrir uma oficina em Cento, na Itália. Nela consertou todo tipo de veículos automotores e também começou a construir pequenos carros utilitários para os habitantes do município.

Graças à influência agrícola de sua família, Ferrucio percebeu os grandes problemas que a agroindústria tinha. Assim, surgiu a ideia de construir tratores baratos para agricultores da região a partir de componentes militares em desuso.

Assim, o negócio proposto por Ferrucio Lamborghin foi um sucesso total, vendendo 11 unidades e transformando o jovem italiano em um empresário. Nesse ponto, Lamborghini decidiu entrar em um negócio ainda maior e hipotecou tudo o que tinha e a fazenda da família para comprar 1.000 motores Morris, algo que o ascendeu sobremaneira.

Em 1963 Ferrucio Lamborghini já era um empresário de sucesso na Itália, mas sua ambição não era suficiente. Foi nesse mesmo ano que o italiano decidiu construir, segundo ele, os melhores carros de turismo do mundo. Para isso, buscou um novo logotipo que, graças à sua própria definição -“Sou como um touro”- surgiu o emblema que todo o mundo automotivo conhece hoje.

A partir desse momento, Ferrucio Lamborghini decidiu criar diferentes veículos de alto padrão inspirado em diferentes modelos como o Miura ou o Countach. O sucesso foi tanto que a marca continua até hoje no topo da indústria automotiva, embora seu criador tenha falecido em 1993, aos 76 anos.

Mesmo assim, este empresário é reconhecido como referência no automobilismo. Seu legado vive hoje e Lamborghini se tornou o carro dos sonhos de milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação