The news is by your side.

Pela 2ª vez, júri absolve empresário acusado de matar juiz Leopoldino

0

Da Redação

O empresário Josino Guimarães, acusado de matar o juiz Leopoldino Marques do Amaral, foi absolvido pelo Júri Popular na noite de quarta-feira (23), em Cuiabá.

Esta é a segunda vez que Josino é inocentado pelo Júri. O primeiro, realizado em maio de 2001, foi anulado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que o julgamento teria sido lastreado de contradição. O Ministério Público Estadual (MPE) afirmou que não irá recorrer da decisão.

Josino foi denunciado por fraude processual, formação de quadrilha armada, denunciação caluniosa, falsidade ideológica, e interceptação telefônica ilegal.

Segundo a denúncia do Ministério Público, ele teria sido o mandante do assassinato do magistrado. Entretanto, Josino foi absolvido no primeiro júri.

Entenda o caso 

Leopoldino Marques do Amaral atuava na comarca de Cáceres (230 km de Cuiabá) e havia denunciado desembargadores e juízes por esquemas de venda de sentenças, nepotismo e ligação com traficantes.

Em 1999, pouco depois de prestar depoimento em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Judiciário, que apurou esquemas em todo o país, Leopoldino foi morto.

O cadáver foi localizado com dois tiros na cabeça e parcialmente carbonizado, em uma estrada que ligava as cidades de Concepción e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

O empresário Josino Guimarães, que foi denunciado como lobista da quadrilha, foi apontado como mandante do crime. Além dele, outros foram condenados pela morte do magistrado.

Entretanto, o processo condenatório foi muito tumultuado devido à exumação do corpo de Leopoldino pelo menos quatro vezes.

A primeira se deu quando, logo após a condenação dos acusados, surgiu denúncia de que Leopoldino estaria vivo e morando na Bolívia. Pelas informações mentirosas, alguns dos acusados foram também condenados por fraude e violação de túmulo.

Nenhum desembargador citado na carta-denúncia de Leopoldino foi investigado pelo assassinato.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação