The news is by your side.

UE e Reino Unido congelam bens de Putin e do ministro das relações exteriores da Rússia

0

 

A União Europeia e o Reino Unido anunciaram nesta sexta (25), que decidiram sancionar diretamente o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu ministro das relações exteriores, Sergei Lavrov, por causa da invasão do país à Ucrânia.

Os líderes da UE haviam aprovado politicamente um pacote de sanções à Rússia na quinta (24), e nesta sexta os chanceleres europeus concordaram que Putin e Lavrov sejam incluídos na lista de pessoas afetadas, informou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, ao fim de uma reunião de emergência dos chanceleres.

Borrell ressaltou que as normas a serem aplicadas são as mesmas que para qualquer outra pessoa incluída na lista da UE. “Ou seja, trata-se do congelamento de bens. Haverá todo um trabalho para identificar os bens a serem congelados”, explicou. Embora não faça mais parte da União Europeia, o Reino Unido anunciou sanções parecidas, que atingirão também bilionários e membros do parlamento russo (a Duma) que aprovaram a invasão.

É possível que a medida seja apenas simbólica, já que é improvável que Putin mantenha dinheiro fora da Rússia. No entanto, a medida pode atingir alguns de seus apoiadores importantes dentro do país.

 

Com informações de AFP

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação