The news is by your side.

Como os fanáticos dominaram o mundo

0

 

No início da pandemia, eu escrevia furiosamente artigos sobre bloqueios. Meu telefone tocou com uma ligação de um homem chamado Dr. Rajeev Venkayya. Ele é o chefe de uma empresa de vacinas, mas se apresentou como ex-chefe de política de pandemia da Fundação Gates.

Agora eu estava ouvindo.

Eu não sabia disso na época, mas desde então aprendi com o livro (principalmente terrível) de Michael Lewis, The Premonition , que Venkayya foi, de fato, o pai fundador dos bloqueios. Enquanto trabalhava para a Casa Branca de George W. Bush em 2005, chefiou um grupo de estudos sobre bioterrorismo. De sua posição de influência – servindo a um presidente apocalíptico – ele foi a força motriz para uma mudança dramática na política dos EUA durante pandemias.

Ele literalmente desencadeou o inferno.

Isso foi há 15 anos. Na época, escrevi sobre as mudanças que presenciava, preocupado que as novas diretrizes da Casa Branca (nunca votadas pelo Congresso) permitissem ao governo colocar os americanos em quarentena enquanto fechavam suas escolas, empresas e igrejas, tudo em nome da contenção da doença.

Nunca acreditei que isso aconteceria na vida real; certamente haveria revolta pública. Mal sabia eu, estávamos em um passeio selvagem…

No ano passado, Venkayya e eu tivemos uma conversa de 30 minutos; na verdade, era principalmente uma discussão. Ele estava convencido de que o bloqueio era a única maneira de lidar com um vírus. Respondi que estava destruindo direitos, destruindo negócios e perturbando a saúde pública. Ele disse que era nossa única escolha porque tínhamos que esperar por uma vacina. Falei sobre imunidade natural, que ele chamou de imoral. Assim foi.

A pergunta mais interessante que eu tinha na época era por que esse Big Shot certificado estava desperdiçando seu tempo tentando convencer um pobre escriba como eu. Que possível razão poderia haver?

A resposta, percebi agora, é que, de fevereiro a abril de 2020, fui uma das poucas pessoas (junto com uma equipe de pesquisadores) que se opôs aberta e agressivamente ao que estava acontecendo.

Havia uma pitada de insegurança e até medo na voz de Venkayya. Ele viu a coisa incrível que ele havia desencadeado em todo o mundo e estava ansioso para reprimir qualquer sinal de oposição. Ele estava tentando me silenciar. Ele e outros estavam determinados a esmagar toda dissidência.

Pouco provável. Seus maiores medos foram realizados. O movimento contra o que ele fez agora é global, feroz e insuportável. Não está indo embora. Ele só vai crescer, apesar de seus melhores esforços.

Foi assim na maior parte dos últimos 21 meses, com as mídias sociais e o YouTube excluindo vídeos que discordam dos bloqueios. Tem sido censura desde o início. Agora vemos o que acontece: os bloqueios deram origem a um novo movimento, além de uma nova maneira de comunicação, além de novas plataformas que ameaçam o controle de monopólio em todo o mundo. Não só isso: a convulsão política e econômica parece inevitável.

Apesar de todos os problemas com o livro de Lewis, e há muitos, ele acerta toda essa história de fundo. Bush procurou seu pessoal de bioterrorismo e exigiu um grande plano para lidar com alguma calamidade imaginada. Quando Bush viu o plano convencional – fazer uma avaliação de ameaças, distribuir terapias, trabalhar em direção a uma vacina – ficou furioso.

“Isso é besteira”, gritou o presidente. 

“Precisamos de um plano de toda a sociedade. O que você vai fazer sobre as fronteiras estrangeiras? E viajar? E comércio?”

Ei, se o presidente quer um plano, ele terá um plano.

“Queremos usar todos os instrumentos do poder nacional para enfrentar essa ameaça”, relata Venkayya ter dito a colegas.

“Nós íamos inventar o planejamento pandêmico.”

Isso foi em outubro de 2005, o nascimento da ideia de bloqueio.

Dr. Venkayya começou a procurar pessoas que pudessem inventar o equivalente doméstico da Operação Tempestade no Deserto para lidar com um novo vírus. Ele não encontrou epidemiologistas sérios para ajudar. Eles eram espertos demais para acreditar nisso. Ele acabou se deparando com o verdadeiro inovador do bloqueio que trabalhava nos Laboratórios Nacionais Sandia, no Novo México.

Seu nome era Robert Glass, um cientista da computação sem treinamento médico, muito menos conhecimento sobre vírus. Glass, por sua vez, se inspirou em um projeto de feira de ciências em que sua filha de 14 anos estava trabalhando.

Ela teorizou (como o jogo de piolhos da escola primária) que, se as crianças da escola pudessem se distanciar mais ou até mesmo não ir à escola, elas parariam de fazer mal umas às outras. Glass correu com a ideia e lançou um modelo de controle de doenças baseado em ordens de permanência em casa, restrições de viagem, fechamento de negócios e separação humana forçada.

Louco né? Ninguém na área de saúde pública concordou com ele, mas, como qualquer excêntrico clássico, isso convenceu Glass ainda mais.

Perguntei a mim mesmo: “Por que esses epidemiologistas não descobriram?” Eles não descobriram porque não tinham ferramentas focadas no problema. Eles tinham ferramentas para entender o movimento das doenças infecciosas sem o propósito de tentar detê-las.

Gênio, certo? Glass se imaginava mais esperto do que 100 anos de experiência em saúde pública. Um cara com um computador chique resolveria tudo! Bem, ele conseguiu convencer algumas pessoas, incluindo outra pessoa rondando a Casa Branca chamada Carter Mecher, que se tornou o apóstolo de Glass.

Por favor, considere a seguinte citação do Dr. Mecher no livro de Lewis: “Se você pegasse todo mundo e trancasse cada um em seu próprio quarto e não os deixasse falar com ninguém, você não teria nenhuma doença.”

Finalmente, um intelectual tem um plano para abolir a doença – e a vida humana como a conhecemos também! Por mais absurdo e aterrorizante que isso seja – uma sociedade inteira não apenas na prisão, mas em confinamento solitário – resume toda a visão de doença de Mecher. Também está completamente errado.

Os patógenos fazem parte do nosso mundo; eles não são gerados por contato humano. Nós os passamos uns aos outros como o preço da civilização, mas também desenvolvemos sistemas imunológicos para lidar com eles. Isso é biologia do 9º ano, mas Mecher não tinha a menor ideia.

Avance para 12 de março de 2020. Quem exerceu a maior influência sobre a decisão de fechar as escolas, embora se soubesse naquela época que o SARS-CoV-2 quase não representava risco para pessoas com menos de 20 anos? Houve até evidências de que eles não espalharam o COVID-19 para adultos de maneira séria.

Não importava. Os modelos de Mecher – desenvolvidos com Glass e outros – continuaram cuspindo a conclusão de que fechar escolas reduziria a transmissão do vírus em 80%. Li seus memorandos desse período – alguns deles ainda não públicos – e o que você observa não é ciência, mas fanatismo ideológico em jogo.

Com base no registro de data e hora dos e-mails, Mecher claramente não estava dormindo muito. Essencialmente, ele era Lenin às vésperas da Revolução Bolchevique. Como ele conseguiu o seu caminho?

Havia três elementos-chave: medo do público, consentimento da mídia e de especialistas, e a realidade de que o fechamento de escolas fazia parte do “planejamento pandêmico” há quase 15 anos. Os lockdowns, ao longo de 15 anos, esgotaram a oposição. Financiamento pródigo, desgaste da sabedoria dentro da saúde pública e fanatismo ideológico prevaleceram.

Descobrir como nossas expectativas de vida normal foram tão violentamente frustradas, como nossas vidas felizes foram brutalmente esmagadas, consumirá intelectuais sérios por muitos anos. Mas pelo menos agora temos um primeiro rascunho da história.

Como em quase todas as revoluções da história, uma pequena minoria de loucos com uma causa prevaleceu sobre a racionalidade humana das multidões. Quando as pessoas entenderem, o fogo da vingança queimará muito quente.

A tarefa agora é reconstruir uma vida civilizada que não seja mais tão frágil a ponto de permitir que pessoas insanas destruam tudo o que a humanidade trabalhou tanto para construir.

 

Jeffrey A. Tucker é fundador e presidente do Brownstone Institute e autor de vários artigos na imprensa acadêmica. É autor de dez livros em 5 idiomas, o mais recente Liberty ou Lockdown . Ele também é o editor de The Best of Mises. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação